Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SPLIT Inverter 18.000 BTUs - DÚVIDAS ( TRANSFORMADOR - DISJUNTOR - FIO )

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • SPLIT Inverter 18.000 BTUs - DÚVIDAS ( TRANSFORMADOR - DISJUNTOR - FIO )

    Amigos,
    Boa noite! Tudo bom?
    Por favor, seria possível que me ajudassem?
    Estou com muitas dúvidas e poucos esclarecimentos!

    Comprei um Split Inverter 18.000 BTUs Frio 220v. Acontece que não consegui junto a Cia de Energia o aumento de carga para o apto, pois o padrão é muito velho e teria que ser feito um novo padrão no condomínio para atender todos os moradores e as exigências da Cia., o que não é viável.

    Resumindo, terei que manter a instalação em 110v.

    A questão então é;
    1) Devo usar transformador ou auto-transformador?

    2) Quais as marcas de confiança no mercado?

    3) Qual a potência do transformador em VA que devo comprar para não ter problemas junto ao Split Inverter de 18.000 Frio 220v?

    4) Qual a bitola do fio e disjuntor correto, pode ser um Din comum?
    Já que a instalação será para ligar o transformador ou auto-transformador, de 110v para 220v, que será ligado ao Split, distante a 6 metros do quadro.

    5) O uso do transformador irá gerar um valor absurdo na conta, com o uso médio de 8 horas diárias?

    6) No quadro não existe fio para o aterramento, posso fechar a instalação sem o aterramento?

    7) Existe a necessidade da instalação ser feita por autorizada ou não, para efeito de garantia do equipamento?

    8) O transformador pode ficar instalado em uma caixa do lado de fora do apto? Pois pretendo coloca-lo do lado de fora da janela, já que existe um toldo.

    Fico grato pela atenção,
    Obgdo

  • #2
    Postado originalmente por Rei Ver Post
    Amigos,
    Boa noite! Tudo bom?
    Por favor, seria possível que me ajudassem?
    Estou com muitas dúvidas e poucos esclarecimentos!

    Comprei um Split Inverter 18.000 BTUs Frio 220v. Acontece que não consegui junto a Cia de Energia o aumento de carga para o apto, pois o padrão é muito velho e teria que ser feito um novo padrão no condomínio para atender todos os moradores e as exigências da Cia., o que não é viável.

    Resumindo, terei que manter a instalação em 110v.

    A questão então é;
    1) Devo usar transformador ou auto-transformador?

    2) Quais as marcas de confiança no mercado?

    3) Qual a potência do transformador em VA que devo comprar para não ter problemas junto ao Split Inverter de 18.000 Frio 220v?

    4) Qual a bitola do fio e disjuntor correto, pode ser um Din comum?
    Já que a instalação será para ligar o transformador ou auto-transformador, de 110v para 220v, que será ligado ao Split, distante a 6 metros do quadro.

    5) O uso do transformador irá gerar um valor absurdo na conta, com o uso médio de 8 horas diárias?

    6) No quadro não existe fio para o aterramento, posso fechar a instalação sem o aterramento?

    7) Existe a necessidade da instalação ser feita por autorizada ou não, para efeito de garantia do equipamento?

    8) O transformador pode ficar instalado em uma caixa do lado de fora do apto? Pois pretendo coloca-lo do lado de fora da janela, já que existe um toldo.

    Fico grato pela atenção,
    Obgdo
    A potencia elétrica de consumo de um condicionador de 18000 btu´s gira em torno de 2600 watts ou 2.6 Kw a fórmula pra se achar a potencia de um transformador trafo ou auto transformador pra operar um condicionador é multiplicar BTU´S X .0.293 (constante) então 18.000 btu´s X 0.293 = 5274 Watts ou 7000 VA. Sobre o restante das perguntas um eletricista deveria ser consultado...Qualquer dúvida é só postar boa sorte
    Last edited by jairo bertoni; 30/08/20, 23:31.

    Comment


    • #3
      Oi Jairo,
      Boa noite!
      Obrigado pela consideração! E, me desculpe a falta de conhecimento. Porém, encontrei uma tabela de equivalência entre VA e Watts e no caso conforme a tabela 7.000VA seria equivalente a 5.000 Watts, inferior aos 5.274 mencionados por você e, que é necessário uma porcentagem de margem para se trabalhar com transformador. Seria melhor trabalhar como um transformador maior ou não é necessário?
      Obgdo pela atenção.
      Arquivos Anexos

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Rei Ver Post
        Oi Jairo,
        Boa noite!
        Obrigado pela consideração! E, me desculpe a falta de conhecimento. Porém, encontrei uma tabela de equivalência entre VA e Watts e no caso conforme a tabela 7.000VA seria equivalente a 5.000 Watts, inferior aos 5.274 mencionados por você e, que é necessário uma porcentagem de margem para se trabalhar com transformador. Seria melhor trabalhar como um transformador maior ou não é necessário?
        Obgdo pela atenção.
        olha acho que 5000 watt´s ou 7000 VA é o suficiente para tocar esse condicionador principalmente se ele for inverter pois a maioria dos modelos inicia a operação sem picos de energia e sem muita ciclagem ..Dá o retorno ..qualquer dúvida é só postar .Dá uma bizoiada nessa tabela pra confirmar dá uma pesquisada no doutor google sobre tabelas de utilização de transformadores

        .https://www.palaciodasferramentas.co...0-7500w-upsai/ Abraço boa sorte

        Comment


        • #5
          Obrigado pelo informação! Dei uma olhada na tabela e pela capacidade dos aparelhos está dentro.
          Mas, da uma olhada neste link do próprio fórum, deixa a gente confuso!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Rei Ver Post
            Obrigado pelo informação! Dei uma olhada na tabela e pela capacidade dos aparelhos está dentro.
            Mas, da uma olhada neste link do próprio fórum, deixa a gente confuso!
            olha instalo condicionadores split de todas as aplicações e capacidades se não me falha a memória desde 1997.. ..Trabalho na área a quase 40 anos .Vai por mim a tabela que te passei é a mais próxima da realidade ..Já instalei centenas de condicionadores com trafo transformadores e afins ..Que eu saiba até hoje nenhum deu algum problema tipo de não suportar a carga ou a operação ..claro que existem marcas e marcas ..Ha muito tempo que não instalo assim ..

            mas nesses anos todos nessa estrada existem continhas básicas que te dá essa potencia aproximada ou amperagem ou voltagem , pela amperagem nominal de trabalho pela voltagem ou potencia ..uma fórmula com 3 incógnitas ..Tem um detalhe do fator de potencia pico de partida ciclagem que não foi entrar em detalhes por que no momento não há necessidade ..

            Só exemplo usando uma lei básica que fala que a potencia (watts) = Tensão (volts) X corrente( amperagem) Então hipoteticamente num condicionador de 18000 btus só fria inverter da fujitsu Vamos supor que temos duas incógnitas conhecidas que seria a tensão 220 volts e a a corrente de 7,3 amperes Então a potencia desse equipamento seria o resultado da multiplicação da tensão pela corrente P=220 V X 7,3 A.... P = 1580 watt´s ..essa potencia nominal é de um condicionador de 18000 btus inverter da fujitsu ..Portanto um trafo de 4000 Watt´s toca esse condicionador com folga ..Essa diferença de quase o dobro é que a gente conta as perdas.Existem 4 tipos de potencia a real,a aparente,a capacitiva ,a reativa .

            Ouso a dizer que um de 3000 watt´s operaria com qualidade de fornecimento esse condicionador dessa capacidade principalmente se for de uma marca top tipo fujitsu,daiki mitsubishio hitachi toshiba etc ..Mas como a cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém e não sou eu que fabrico esse trafos e não sei em quais fatores eles se baseiam para chegar nessa potencia sempre sigo a tabela do fabricante que eu esteja acostumado a trabalhar ou similares e que tenha um histórico legal de vida útil e quase sem problemas e maiores dores de cabeça ..Já vi e fiquei sabendo de transformadores que entraram em curto alguns até incendiaram ...portanto converse com um elelricista conhecido ou bem recomendado,busque uma segunda opinião ...

            Abraço boa sorte continua dando o review ....

            Comment


            • #7
              Jairo,
              Boa noite! Obrigado pela atenção, realmente suas informações estão corretas e eu realmente iria comprar este autotransf conforme sua orientação. Porém, abri o quadro geral do prédio e subi com um cabo para o apto com mais uma fase para fechar o 220v. Fico com o relógio em 110v pela cia. e com mais uma fase para fechar apenas no Split em 220v sem o uso do transformador.
              Agora, gostaria que se possível que você me orienta-se no sentido de saber qual o disjuntor correto para um Split Inverter 18.000 BTUs 220v, conforme as especificações do aparelho, segue;
              1 - Alimentação elétrica [ V/Hz ] - 220/60.
              2 - Potência (refrigeração) [ W ] - 1,720.
              3 - Corrente (refrigeração) [ A ] - 7.8.
              Pois o eletricista colocou um disjuntor de 20A, porém nas especificações não informam detalhes sobre toda a instalação e o respectivo disjuntor e, na verdade acho que não está correto.
              Obgdo p/ atenção.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                olha instalo condicionadores split de todas as aplicações e capacidades se não me falha a memória desde 1997.. ..Trabalho na área a quase 40 anos .Vai por mim a tabela que te passei é a mais próxima da realidade ..Já instalei centenas de condicionadores com trafo transformadores e afins ..Que eu saiba até hoje nenhum deu algum problema tipo de não suportar a carga ou a operação ..claro que existem marcas e marcas ..Ha muito tempo que não instalo assim ..

                mas nesses anos todos nessa estrada existem continhas básicas que te dá essa potencia aproximada ou amperagem ou voltagem , pela amperagem nominal de trabalho pela voltagem ou potencia ..uma fórmula com 3 incógnitas ..Tem um detalhe do fator de potencia pico de partida ciclagem que não foi entrar em detalhes por que no momento não há necessidade ..

                Só exemplo usando uma lei básica que fala que a potencia (watts) = Tensão (volts) X corrente( amperagem) Então hipoteticamente num condicionador de 18000 btus só fria inverter da fujitsu Vamos supor que temos duas incógnitas conhecidas que seria a tensão 220 volts e a a corrente de 7,3 amperes Então a potencia desse equipamento seria o resultado da multiplicação da tensão pela corrente P=220 V X 7,3 A.... P = 1580 watt´s ..essa potencia nominal é de um condicionador de 18000 btus inverter da fujitsu ..Portanto um trafo de 4000 Watt´s toca esse condicionador com folga ..Essa diferença de quase o dobro é que a gente conta as perdas.Existem 4 tipos de potencia a real,a aparente,a capacitiva ,a reativa .

                Ouso a dizer que um de 3000 watt´s operaria com qualidade de fornecimento esse condicionador dessa capacidade principalmente se for de uma marca top tipo fujitsu,daiki mitsubishio hitachi toshiba etc ..Mas como a cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém e não sou eu que fabrico esse trafos e não sei em quais fatores eles se baseiam para chegar nessa potencia sempre sigo a tabela do fabricante que eu esteja acostumado a trabalhar ou similares e que tenha um histórico legal de vida útil e quase sem problemas e maiores dores de cabeça ..Já vi e fiquei sabendo de transformadores que entraram em curto alguns até incendiaram ...portanto converse com um elelricista conhecido ou bem recomendado,busque uma segunda opinião ...

                Abraço boa sorte continua dando o review ....
                Jairo,
                Boa noite! Obrigado pela atenção, realmente suas informações estão corretas e eu realmente iria comprar este autotransf conforme sua orientação. Porém, abri o quadro geral do prédio e subi com um cabo para o apto com mais uma fase para fechar o 220v. Fico com o relógio em 110v pela cia. e com mais uma fase para fechar apenas no Split em 220v sem o uso do transformador.
                Agora, gostaria que se possível que você me orienta-se no sentido de saber qual o disjuntor correto para um Split Inverter 18.000 BTUs 220v, conforme as especificações do aparelho, segue;
                1 - Alimentação elétrica [ V/Hz ] - 220/60.
                2 - Potência (refrigeração) [ W ] - 1,720.
                3 - Corrente (refrigeração) [ A ] - 7.8.
                Pois o eletricista colocou um disjuntor de 20A, porém nas especificações não informam detalhes sobre toda a instalação e o respectivo disjuntor e, na verdade acho que não está correto.
                Obgdo p/ atenção.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Rei Ver Post

                  Jairo,
                  Boa noite! Obrigado pela atenção, realmente suas informações estão corretas e eu realmente iria comprar este autotransf conforme sua orientação. Porém, abri o quadro geral do prédio e subi com um cabo para o apto com mais uma fase para fechar o 220v. Fico com o relógio em 110v pela cia. e com mais uma fase para fechar apenas no Split em 220v sem o uso do transformador.
                  Agora, gostaria que se possível que você me orienta-se no sentido de saber qual o disjuntor correto para um Split Inverter 18.000 BTUs 220v, conforme as especificações do aparelho, segue;
                  1 - Alimentação elétrica [ V/Hz ] - 220/60.
                  2 - Potência (refrigeração) [ W ] - 1,720.
                  3 - Corrente (refrigeração) [ A ] - 7.8.
                  Pois o eletricista colocou um disjuntor de 20A, porém nas especificações não informam detalhes sobre toda a instalação e o respectivo disjuntor e, na verdade acho que não está correto.
                  Obgdo p/ atenção.
                  O de 10 amperes protegeria essa rede ..mas as normas pedem 16 amperes din curva C ..É mais seguro seguir as normas ou regras ..Abraço .

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                    O de 10 amperes protegeria essa rede ..mas as normas pedem 16 amperes din curva C ..É mais seguro seguir as normas ou regras ..Abraço .
                    Jairo,
                    Bom dia!

                    Tenho um fio 4mm sobrando na medida necessária para a instalação do Split.
                    A pergunta é:
                    Posso usar essa bitola de fio de 4mm?
                    Para não ter que comprar mais fio e ter mais despesa.
                    No caso, essa bitola influênciaria na amperagem do disjuntor ou mantenho a amperagem do disjuntor conforme a capacidade do aparelho e como você mencionou anteriormente?
                    Gostaria de parabenizá-lo pela atenção que você da a todos no fórum!
                    Sensacional a pessoa ter a boa vontade de orientação a todas as questões e dúvidas que surgem.
                    Grato p atenção,
                    ​​​​​​​Muito obgdo.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Rei Ver Post

                      Jairo,
                      Bom dia!

                      Tenho um fio 4mm sobrando na medida necessária para a instalação do Split.
                      A pergunta é:
                      Posso usar essa bitola de fio de 4mm?
                      Para não ter que comprar mais fio e ter mais despesa.
                      No caso, essa bitola influênciaria na amperagem do disjuntor ou mantenho a amperagem do disjuntor conforme a capacidade do aparelho e como você mencionou anteriormente?
                      Gostaria de parabenizá-lo pela atenção que você da a todos no fórum!
                      Sensacional a pessoa ter a boa vontade de orientação a todas as questões e dúvidas que surgem.
                      Grato p atenção,
                      ​​​​​​​Muito obgdo.
                      bom dia obrigado pelo reconhecimento e elogiosas palavras.Pode ir de 4mm com certeza .Vai dando o review .boa sorte abraço .

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                        bom dia obrigado pelo reconhecimento e elogiosas palavras.Pode ir de 4mm com certeza .Vai dando o review .boa sorte abraço .
                        Oi Jairo,
                        Bom dia!
                        Disjuntor instalado e fiação passada pelo eletroduto, falta pouco hem!
                        Agora, mais uma duvida, a instalação do equipamento tem que ser feita por autorizada, para efeito de garantia do equipamento, ou pode ser feita por qualquer profissional da área que trabalhe com refrigeração?
                        Um ótimo domingo!
                        Abço, obgdo.

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Rei Ver Post

                          Oi Jairo,
                          Bom dia!
                          Disjuntor instalado e fiação passada pelo eletroduto, falta pouco hem!
                          Agora, mais uma duvida, a instalação do equipamento tem que ser feita por autorizada, para efeito de garantia do equipamento, ou pode ser feita por qualquer profissional da área que trabalhe com refrigeração?
                          Um ótimo domingo!
                          Abço, obgdo.
                          Olha esse assunto sempre surge por aqui..O certo e mais seguro seria instalar com assistência autorizada.Infelizmente essa pretensa segurança é relativa e uma faca de dois legumes.Existem autorizadas que são boas ,bem treinadas ,qualificadas e utilizam as boas práticas na refrigeração seguem o manual de instalação com ferramental adequado etc ..Outras nem tanto.Pesquise as reputação da autorizada que poderia te atender .Dá uma zapeada sobre ela no reclame aqui por exemplo ou siga a indicação de alguém próximo de vc ..

                          Existem profissionais muito bons que não são autorizados e seguem as boas prática ..Conheço vários que tem grande reputação no nosso meio Eu sempre digo que se um condicionador de qualquer fabricante marca ou modelo for bem instalado como pede o figurino dificilmente ele dará problemas .MAS aí cabe um grande MAS acidentes acontecem ..Dependendo do instalador da marca que vc escolheu for um não autorizado vc poderá ter problemas numa chamada em garantia ..

                          Eu não sou autorizado de nenhuma marca (já fui) e nunca tive problemas com atendimento em garantia pelo fabricante ou representante ..Digo que o equipamento se bem instalado dificilmente apresenta problemas ,mas dão alguns bem cabeludos..Geralmente é nessa hora que começa o calvário do cliente final ..

                          O mercado quando comecei na minha área era praticamente compostos por autorizados e assistentes..Por "N" motivos que não vou entrar em detalhes agora para a postagem não ficar imensa ,fomos nos descredenciando e nos tornando multi marcas..

                          Agora pelo crescimento do mercado principalmente nos grandes e médios centros,as empresas estão dificultando o atendimento em garantia para quem não é credenciado.Eu ainda sou atendido por estar no mercado a muito tempo e conheço a maioria do pessoal,sempre digo que o nosso segmento digo residencial e comercial parece que é muito grande mas ele é restrito e relativamente pequeno onde todo mundo conhece todo mundo ..Também não vou aprofundar no assunto senão isso daqui vira uma defensoria de TCC.

                          Vc é quem sabe ..Eu não posso opinar nem que sim nem que não .No meu caso não sou credenciado fujitsu por exemplo ou sou pró forma se é que isso existe , e tinha acesso até de compra de equipamento peças direito da fujitsu ..Foi só mudar quem me atendia lá dentro (se aposentou kkkk) e quem me atendeu depois disso seguia o protocolo da empresa ,não tive nem tempo de explicar já bateu o telefone na minha cara e instantaneamente mudou o nº do contato e com não consigo conversar com mais ninguém lá dentro ..Tipo quer ser fujitsu? ,siga o protocolo .Coisa que pela idade e tempo não tenho mais disposição ,talvez seja um erro mas enfim é isso aí.

                          vai dando o review boa sorte abraço jairo

                          Comment

                          Working...
                          X