Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalar duas unidades de ar em um único circuito

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalar duas unidades de ar em um único circuito

    Olá amigos, preciso instalar no meu apartamento (tensão 220V e potência instalada 18 KVA) duas unidades de ar condicionado 12.000 e 18000 BTUs cada, totalizando 2.900 Watts (13A) juntas. Já foi pré-instalado pela construtora um circuito específico com fio 4mm e disjuntor de 25A no quadro que fica a 9 metros da sacada onde serão instaladas as 02 condensadoras. Pergunta: Posso usar esse único circuito, específico para AC, para instalar as duas unidades, fazendo a divisão do mesmo próximo das condensadoras, e instalando dois disjuntores, 10a e 13a para cada condensadora respectivamente ???

  • #2
    Postado originalmente por MadoxSP Ver Post
    Olá amigos, preciso instalar no meu apartamento (tensão 220V e potência instalada 18 KVA) duas unidades de ar condicionado 12.000 e 18000 BTUs cada, totalizando 2.900 Watts (13A) juntas. Já foi pré-instalado pela construtora um circuito específico com fio 4mm e disjuntor de 25A no quadro que fica a 9 metros da sacada onde serão instaladas as 02 condensadoras. Pergunta: Posso usar esse único circuito, específico para AC, para instalar as duas unidades, fazendo a divisão do mesmo próximo das condensadoras, e instalando dois disjuntores, 10a e 13a para cada condensadora respectivamente ???
    aconselhável não seria e não é a solução ótima,o ideal seria linhas dedicadas e acho que vc sabe e disso mas aparentemente vc tá numa sinuca de bico ..acredito que vai ficar empatadinho mas vai te atender com uma ressalva que eu me lembre não existe no mercado disjuntor din bi polar curva c de 13 amperes ..o mais próximo disso seria o de 16 amperes como não trabalho com elétrica a quase 20 anos posso estar enganado ..

    Pra minimizar essa solução,ajudaria muito instalar condicionadores inverter´s,...fixos on off eu não aprovaria por ser muito arriscado e perigoso.Vai dando o review.boa sorte abraço jairo

    Comment


    • #3
      Obrigado pela resposta Mestre do Ar; então, as 02 unidades de AC são do tipo Inverter Dual Split (com maior eficiência e menor consumo) e quanto ao cabo 4mm suporta 28A, o que tá me dando uma certa folga uma vez que ambas unidades consomem 13A. já os disjuntores, tem disponível no mercado do tipo Bi curva C 13A / 16A. Abraços Jairo !

      Comment


      • #4
        [QUOTE=MadoxSP;n59083]Obrigado pela resposta Mestre do Ar; então, as 02 unidades de AC são do tipo Inverter Dual Split (com maior eficiência e menor consumo) e quanto ao cabo 4mm suporta 28A, o que tá me dando uma certa folga uma vez que ambas unidades consomem 13A. já os disjuntores, tem disponível no mercado do tipo Bi curva C 13A / 16A. Abraços Jairo Então



        Então existe no mercado disjuntores de 13 A eu sinceramente desconhecia pensava que depois do de 10 amperes só tinha o de 16 amperes ok dá o retorno boa sorte
        í
        Last edited by jairo bertoni; 29/11/19, 18:05.

        Comment


        • #5
          Então, não é muito fácil de achar, mas tem disponível nessa amperagem
          (MERCADO LIVRE) Disjuntor Bipolar 13A Curva C 5SX12137 Siemens
          https://produto.mercadolivre.com.br/...6-f52f5bfeb46c
          Mas eu tambem poderia colocar um de 10A e um de 16A de boa.

          Comment

          Working...
          X