Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalação com tubulação superior 30m

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalação com tubulação superior 30m

    Boa noite,
    estou com um projeto de cliente para instalação de alguns ac, tem alguns AC de 9, 12 e 36.000btus que passaram de 20M, 30M de tubulações de cano, pois é em um prédio e tenho que sair no estacionamento com esses canos, e sei que esses AC nessa potência alguns não chegam nem em 15M de linha máxima, como posso proceder nessas instalações? Alguma dica ? Obrigado

  • #2
    Postado originalmente por MaxClima Ver Post
    Boa noite,
    estou com um projeto de cliente para instalação de alguns ac, tem alguns AC de 9, 12 e 36.000btus que passaram de 20M, 30M de tubulações de cano, pois é em um prédio e tenho que sair no estacionamento com esses canos, e sei que esses AC nessa potência alguns não chegam nem em 15M de linha máxima, como posso proceder nessas instalações? Alguma dica ? Obrigado
    A primeira dica é seguir o manual ;;olhar desníveis curvas acréscimo de gás refrigerante etc alguns fabricantes sugerem em seus manuais de instalação quando distancias ultrapassem as distancias máximas de projeto aumentar a bitola dos tubos pricinpalmente a de retorno ou gás ..já vi colegas aqui e em outros fóruns e grupos comentarem sobre isso ..

    na minha experiencia em mini split´s de parede claro ,o único fabricante que eu me lembre que pede aumento bitola pela distancia foi a antiga springer carrier que atualmente foi absorvida pela midea e portanto midea carrier ..além de exigir em desníveis acima de 3 metros a instalação de sifão na sucção/retorno ou linha de gás ..a localização desses sifões depende se o desnível é positivo ou negativo(superior ou inferior) e é orientado pela unidade externa condensadora ..Esses sifões na linha de baixa é .pra evitar alguns problemas como golpe de líquido ou facilitar o retorno de óleo para o carter do compressor e também evitar de inundar a evaporadora de óleo... hoJE em dia a maioria dos fabricantes tem em seus projetos acumuladores de óleo e líquido

    em sistemas pequenos geralmente esses componentes já saem de fábrica internamente em seus compressores ..em sistemas maiores esses componentes também já vem incorporados ou com a possibilidade de se instalá-los ..No seu caso faça a carga com balança eletronica e se os condiconadores forem fixos on off ou convencionais dá uma verificada no SA super aquecimento .

    No dr google e YT tem bastante explicações sobre isso .Dá o retorno ele é super importante pra nós boa sorte abraço jairo

    Comment


    • #3
      feito obrigado pela dica, ja havia feito instalações mais nunca excederam o limite máximo, sei o procedimento a tomar quanto a carga adicional de gás, vácuo correto, SH superHot, uso manifold FieldPiece ! quanto ao desnível não haverá nem 0,50cm de desnível, só tinha dúvida quanto as bitolas de canos e se pode ou não pode exceder o limite máximo! pois tenho que fazer a pré instalação pro cliente concluir a obra do prédio e após a conclusão da obra concluir as instalações!!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por MaxClima Ver Post
        feito obrigado pela dica, ja havia feito instalações mais nunca excederam o limite máximo, sei o procedimento a tomar quanto a carga adicional de gás, vácuo correto, SH superHot, uso manifold FieldPiece ! quanto ao desnível não haverá nem 0,50cm de desnível, só tinha dúvida quanto as bitolas de canos e se pode ou não pode exceder o limite máximo! pois tenho que fazer a pré instalação pro cliente concluir a obra do prédio e após a conclusão da obra concluir as instalações!!
        Parabéns ..É por aí mesmo..Agora essa questão de aumento de bitola por ultrapassar distancias máximas lineares entre as unidades depende do fabricante e da aplicação ..se sai muito fora do escopo do projeto ou da aplicação tem que se analisar e adequar a situação de instalação ao equipamento ..Alguns fabricante preveeme essa adequação pra não perder o rendimento/deslocamento geralmente são equipamentos convencionais on off fixos ..que tem essa previsibilidade de aumentar a bitola quando a distancia ultrapassa o limite

        Talvez é preferível não instalar do que instalar e depois sofrer alguma consequência/dor de cabeça e que saia fora ou alcance do nosso limite, como do equipamento ..

        como disse depende muito do equipamento e do fabricante existem mini splitps de parede que podem ser instalados até 50 metros de distancias lineares entre as unidades mas geralmente custam duas vezes mais vai dando o review não desapareça dá uma força pra gente aqui no fórum boa sorte abraço
        Last edited by jairo bertoni; 29/07/19, 21:34.

        Comment

        Working...
        X