Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida bitola e disjuntor Ar-condicionado de janela Tivah 9000 Btus

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida bitola e disjuntor Ar-condicionado de janela Tivah 9000 Btus

    Olá pessoal sou o Josué.
    Recentemente comprei um Ar-condicionado de janela Tivah 9000 Btus e pesquisei muito antes de vir postar aqui mas em cada lugar ta escrita uma coisa diferente, então vamos ao que interessa.
    O poste fica um pouco longe da minha casa e tenho que puxar um fio para o disjuntor que fica a 25 metros de distancia e mais 20 metros do disjuntor para o Ar-condicionado, e queria saber se posso usar um fio de 6MM para puxar do poste até o disjuntor e do disjuntor até o Ar-condicionado ou tenho que colocar a certinha? E qual disjuntor?? E posso fazer a ligação elétrica da minha casa nesse mesmo fio? ( o que vem do poste)
    Quero me mudar logo para a casa mas preciso resolver isso antes e não arrumo ninguém que saiba aonde moro. Desculpa se enrolei muito, Obrigado.

  • #2
    Amigo.
    1. O poste que você fala é o da concessionaria de energia? Se for, acho que você não pode escolher o fio( eles é quem decidem a bitola do fio que vai do poste da concessionária até o seu medidor de acordo com a carga que você vai ter em sua residência e também a corrente do disjuntor geral).
    2. A distância entre o poste da concessionária e o seu medidor não interessa ( as perdas que tiverem de energia não são contabilizadas na sua conta de luz porque o fio está "antes" do seu medidor).
    3. Agora se o seu medidor/disjuntor geral fica em um poste a 25m de distância da sua casa é altamente recomendado o uso de fio 6mm2 ou mais. Mas tudo depende da carga de energia que a sua casa vai ter( pode ser que dê conta ou não) e também da voltagem que você não mencionou.
    4. Esses 20m são do disjuntor geral que fica no QDC(quadro de distribuição central) para o ar condicionado? Se for você pode usar um fio de 4mm2 (suporta 28A) e um disjuntor de 16A (no caso de um tivah de 9000 com consumo de 900w e corrente 8A aproximadamente na voltagem de 110/127 volts). Se você colocar um disjuntor de 10A pode ser que ele desarme logo na hora que o compressor dê a partida por causa do pico de corrente.
    5. Outra coisa é que o disjuntor não é feito pra proteger o ar condicionado e sim a fiação e você tem que usar um disjuntor compatível: por exemplo, fio 2,5mm2 (a carga não pode exceder os 20A) pode-se usar disjuntor 6A, 10A, 16A e 20A.
    6. O certo é você ter um circuito só para o ar condicionado, mas você pode ligar no circuito das tomadas do quarto, por exemplo, sempre colocando um disjuntor só para o ar condicionado
    Você deveria consultar um eletricista decente para dimensionar os circuitos da sua casa (suponho que seja nova ou esteja em reforma). Aqui na minha cidade o pessoal liga a casa inteira no mesmo circuito e tem apenas um disjuntor para a casa toda e pra piorar usa um fio de 2,5mm pra distribuir a energia para a casa inteira. Depois o dono da casa quer ligar mais equipamentos e começa a dor de cabeça para fazer gambiarra porque não tem eletroduto, espaço no quadro de disjuntor e coisa do tipo.

    Comment


    • #3
      Bom dia, achei esse forum e gostaria de tirar uma duvida.
      Adquirir um ar de 21 mil btus de 110 volts da marcar (gree) de janela, minha residencia e monofasico 110 volts, gostaria de saber qual fio ( bitola) usar e qual disjuntor, a distancia do relogio geral ate o local que ficara o ar ( junto com disjuntor dele) é de aproximadamente 30 metros.... Poderiam ajudar?

      Comment

      Working...
      X