Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida na instalação de Termostato em Frost Free

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida na instalação de Termostato em Frost Free

    Olá pessoal.

    Estou precisando instalar um termostato digital de temperatura para controlar uma geladeira, e caí na bobagem de comprar uma Frost Free.

    Se fosse uma geladeira normal, eu simplesmente ligaria a fase que alimenta o compressor no relé do termostato direto, deixando ele pilotar tudo, mas como é uma Frost Free, preciso dos intervalos de degelo que a placa realiza na evaporadora, ventilador, etc... Não quero bypassar a placa.

    Minha idéia foi atuar no termistor, ou seja, no sensor de temperatura (sensor de campo), que informa para a placa da geladeira a temperatura interna através de variação da sua resistência elétrica, ligando ou desligando o motor.
    Primeiramente tentei retirar o sensor, e simplesmente emendar os fios com o rele do termostato no meio. Com o rele fechado, fios em curto, resistencia quase zero, motor ligaria.
    Com o rele aberto, fios desconectados, resistencia infinita, o motor desligaria. (como o sensor é NTC, alta temperatura, baixa resistência e baixa temperatura, alta resistência.)

    Acontece que a geladeira ficou meio louca, pois a memória da placa controladora não consegue trabalhar com os valores proximo a zero e tendendo ao infinito como eu fiz.
    Preciso então usar resistores com um valor fixo de resistência para enganar a danada, informando (x)K ohms para ligar, e (y)K ohms para desligar.

    Descobri que o termistor (sensor) tem 2,7k ohms a 25 graus.

    Pensei em fazer um esquema que quando o relé do termostato estivesse aberto (temperatura correta), um resistor ficaria informando uma resistência conhecida pela geladeira para tudo ficar desligado.
    Quando a temperatura aumentasse, o relé do termostato fecharia, colocando um segundo resistor em paralelo com o primeiro, informando uma resistência equivalente que fizesse a placa ligar o sistema e gelar.


    O problema é: Não sei quanto são essas resistências muito bem.
    Para ligar, sei que posso informar para a placa controladora um valor de resistencia com um resistor de 2,7K ohms, pois qualquer geladeira ligaria a temperatura ambiente (25ºc).

    MAS, qual a resistência eu devo ter para a geladeira desligar? Não encontrei nenhuma tabela de (Temperatura x Resistencia) para sensores NTC 2,7K nem sei qual é o Setpoint da geladeira em graus para desligar, mesmo que eu tivesse a tabela. Acredito que seja algo perto de 20 a 40k, mas como saber?

    Qualquer ajuda é muito bem vinda.

    Modelo da geladeira: Consul CRB39 ABANA

    Obrigado!
Working...
X