Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre protetor térmico

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida sobre protetor térmico

    Em outra postagem evidenciei o caso do disjuntor de proteção do aparelho de ar condicionado split piso teto 36kbtus da hitachi estar desarmando depois de algumas horas de funcionamento e que a corrente do compressor fica entre a máxima especificada pelo fabricante que é de 19.80A e 21A fazendo com o passar do tempo de funcionamento com que o disjuntor de 25A desarme, a minha dúvida é se nesse caso o protetor térmico não deveria ter atuado, pois a corrente ultrapassou a máxima pedida pelo fabricante,
    e por tratar de um compressor de 36kbtus o protetor térmico fica embutido no compressor, nesse caso será que eu devo condenar o compressor por estar apresentando uma corrente tão alta e o termico não está atuando? Obs.: Já testei todos os terminais e fios das partes elétricas da condensadora e evaporadora.

  • #2
    Como está a isolação entre os terminais do compressor e a carcaça do mesmo? O ideal seria testar com um megômetro, mas um ohmímetro na escala mais alta já ajuda.

    Comment


    • #3
      Márcio, testei a isolação com o multímetro digital na escala de continuidade em 20k omhs e 200k omhs e estava perfeita, mas vou seguir sua dica e testar na escala mais alta tipo mega omhs, já que não tenho um megomêtro. Mas caso esteja ok o que vc acha da condenação do compressor pela não atuação do protetor térmico, ele não deveria ter atuado neste caso???

      Comment


      • #4
        Depende. Às vezes medir o capacitor quando frio dá um valor normal e depois que ele esquenta, cai o valor, quando desarmar o disjuntor, mede seu valor. Tenta medir a corrente direto no fio comum do compressor e no comum do motor ventilador. Vai que o possível curto não seja no compressor? Se você medir direto no fio que vai para o C do compressor e realmente a corrente estiver muito alta, mesmo com a tensão de alimentação normal, ou é fuga interna entre as bobinas ou algum problema mecânico interno. Aí só trocando o compressor mesmo.

        Comment


        • #5
          Boa noite aos colegas. Hj encontrei um problema em um cliente, que me parecia ser fácil. Compressor não partia. Fiz a medição do Capacitor estava OK, placa mandando 220 para evaporadora , e compressor não partia. Troquei capacitor, não partiu, ventilador entra normal, capacitores individuais. Retirei protetor termico.fiz medição de resistência entre os bornes do compressor, 3.4...4.0...e 7.4Ohms... começou a chuva e tive que parar o serviço...mas fiquei intrigado. Alguém já encontrou algo do.tipo. abs

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Marcio Lagos Ver Post
            Boa noite aos colegas. Hj encontrei um problema em um cliente, que me parecia ser fácil. Compressor não partia. Fiz a medição do Capacitor estava OK, placa mandando 220 para evaporadora , e compressor não partia. Troquei capacitor, não partiu, ventilador entra normal, capacitores individuais. Retirei protetor termico.fiz medição de resistência entre os bornes do compressor, 3.4...4.0...e 7.4Ohms... começou a chuva e tive que parar o serviço...mas fiquei intrigado. Alguém já encontrou algo do.tipo. abs
            olha no campo encontramos de tudo ...e nunca podemos afirmar que sabemos de tudo ou que pela experiencia e tempo de serviço não seremos pegos de surpresa em algum momento ..todo serviço nos ensina uma coisa nova ...o aprendizado nunca para e é sempre constante ...claro que o tempo e a experiencia ajuda não vou negar mas por isso mesmo é que nunca devemos ficar com o nariz empinado ...pois te digo com toda segurança que nos deparamos algumas vezes com situações e cenários que testam e desafiam nosso conhecimento e paciência no limite extremo ..e em algum momento podem nos levar ao erro e até encontrar uma situação nova nas manutenções que nunca vimos e ou que nunca tivesse ocorrido conosco .....

            Mas o aprendizado e a experiencia é alcançado justamente nessas situações desafiadoras ..E no meu tempo quando comecei não tínhamos a facilidade de acesso e respostas rápidas a um problema como temos hoje e muito menos à informação qualificação e ainda com gente disposta a ajudar postando "N" situações e cenários que a gente passa no nosso dia a dia .. Fora que temos comunicação direta com os fabricantes principalmente nos departamentos de assistencia técnica, engenharia de campo ou controle de qualidade ..

            Portanto não sei te dizer essa diferença grande da resistencia essa variação pode estar atrelada à mudança brusca da temperatura externa pode ser problemas no acionamento no sistema de segurança se tiver me parece que esse condicionador é convencional on off fixo mas dá o review e retorne pra gente boa sorte abraço

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

              olha no campo encontramos de tudo ...e nunca podemos afirmar que sabemos de tudo ou que pela experiencia e tempo de serviço não seremos pegos de surpresa em algum momento ..todo serviço nos ensina uma coisa nova ...o aprendizado nunca para e é sempre constante ...claro que o tempo e a experiencia ajuda não vou negar mas por isso mesmo é que nunca devemos ficar com o nariz empinado ...pois te digo com toda segurança que nos deparamos algumas vezes com situações e cenários que testam e desafiam nosso conhecimento e paciência no limite extremo ..e em algum momento podem nos levar ao erro e até encontrar uma situação nova nas manutenções que nunca vimos e ou que nunca tivesse ocorrido conosco .....

              Mas o aprendizado e a experiencia é alcançado justamente nessas situações desafiadoras ..E no meu tempo quando comecei não tínhamos a facilidade de acesso e respostas rápidas a um problema como temos hoje e muito menos à informação qualificação e ainda com gente disposta a ajudar postando "N" situações e cenários que a gente passa no nosso dia a dia .. Fora que temos comunicação direta com os fabricantes principalmente nos departamentos de assistencia técnica, engenharia de campo ou controle de qualidade ..

              Portanto não sei te dizer essa diferença grande da resistencia essa variação pode estar atrelada à mudança brusca da temperatura externa pode ser problemas no acionamento no sistema de segurança se tiver me parece que esse condicionador é convencional on off fixo mas dá o review e retorne pra gente boa sorte abraço
              Os valores de resistência estão normais...
              7ohm entre R e S
              3.4 entre C e R
              4. Entre C e S.
              A soma das duas resistências medida entre o (C) comum tem que dá o valor entre as bobinas R e S
              ou seja 3,4ohm +4ohm = 7,4ohm
              quanto ao compressor não partir meça tensão entre o borner C e E veja se está chegando 220v direto no compressor, talvez seja o relé ou contatora que alimenta o compressor.
              Verifique algum terminas no compressor solto ou folgado...
              Se estiver com folga vai dar queda de tensão e o compressor não vai partir..
              Verifique a falta de fluido , dependendo do tipo de equipamento teremos um pressostato de baixa e alta, instalados, pode ser um dos motivos.
              O compressor fica roncando e não parte ou simplesmente não dá sinal de vida...




              https://www.youtube.com/channel/UClq..._as=subscriber


              Se inscreva no canal...
              Uma abraço e boa sorte.

              Comment


              • #8
                Boa tarde. Em resposta a um problema encontrado anteriormente, venho aqui para informar que após a chuva que caiu muito aqui, retornei ao cliente e fiz alguns testes e descobrir que o Compressor estava trancado . Retirei até o protetor termico, para ligar direto, o disjuntor de 16A desarmou e o msm não partiu. Sem contar que esquentou muito. Obrigado pelo comentário. Abs

                Comment

                Working...
                X