1º Encontro Nacional de Mulheres do HVAC-R marca a história da FEBRAVA

Entre as atrações da FEBRAVA 2019, um dos eventos inéditos que marcou a história da feira foi o 1º Encontro Nacional de Mulheres do HVAC-R. Promovido no mezanino do São Paulo Expo, o fórum teve como objetivo enfatizar e estimular a participação feminina no setor abordando diversos temas técnicos.

Com as palestras ministradas pelas próprias mulheres, a ideia concentrou-se em atualizar, qualificar e facilitar o relacionamento entre as profissionais.

ASSISTA AO VÍDEO NO FINAL DO TEXTO!


Abrindo as discussões, Elsa Yáñez, Gerente de Negócios da Belimo na América Latina,  palestrou sobre “Automação – Um paralelo entre o Brasil e México”, seguida de Stefanie von Heinemann, Gestora de Projetos da GIZ no Brasil, que apresentou um panorama global do uso de fluidos refrigerantes e capacitação técnica no Brasil. 

Ainda falando sobre fluidos refrigerantes, outro assunto muito pertinente foi comentado por Joana Canozzi, Coordenadora Técnica de Fluorquímicos e Engenheira de Alimentos; e Ana Giannini, Especialista em Segurança do Produto e Engenheira Ambiental, que passaram instruções de manuseio e segurança de fluidos. As engenheiras representaram a Chemours.

Boas Práticas em Refrigeração e Climatização

O tema Boas Práticas em Refrigeração e Climatização foi prosseguido na fala de Jossineide Oliveira, Professora do SENAI de Rondônia e Técnica em Refrigeração. “Quando se pensa em boas práticas não é algo para se fazer de qualquer jeito, existe um modo de execução dessas práticas”, alerta Jossineide, falando sobre os riscos: “A falta de aplicações de técnicas adequadas provoca a perda de credibilidade do mercado, prejuízos financeiros e ambientais”, pontua a professora, ressaltando que “Recolhimento de fluidos é obrigatório, e não opcional”.

Em entrevista ao WebArCondicionado, Jossineide comenta também a crescente participação das mulheres na FEBRAVA e no mercado de HVAC-R. “Isso foi algo que sempre esperei, pois trabalhei sempre sozinha sendo mulher. Depois de conhecer a Carmosinda Santos, parei de ter vergonha por fazer tudo sozinha e agora assumi minha área”, comemora, afirmando que ‘A união traz encorajamento e força”.

Representatividade das Mulheres

Essa mesma energia foi trazida na palestra de Viviane Nunes, Presidente do Comitê de Diversidade da ASHRAE Brasil. Ao lado da técnica e influenciadora digital Carmosinda, a executiva animou as profissionais e trouxe dados importantes para engajar as mulheres e mudar o cenário. “Dos 260 mil profissionais técnicos formados no SENAI em toda a sua história, apenas 123 são mulheres”, informa, lembrando em seguida que “O conhecimento não depende do gênero, não estamos aqui para defender o gênero, e sim o ser humano. Todos somos iguais perante a Lei”.

Viviane destacou ainda que o mercado em nível global precisaria aumentar em 3,9% a mão de obra feminina para acrescentar o equivalente a 203,9 milhões de reais no faturamento. Nisso a representante citou ações como o “Agora é que são Elas”, organizado pelo Sindratar-SP, e os programas de igualdade de gênero da ONU para incentivar as mulheres.

Já Carmosinda compartilhou sua história de luta e conquistas como exemplo às participantes. A Técnica em Refrigeração conta que começou sua carreira como auxiliar comercial e ficou curiosa sobre a área a partir de um equipamento que chamou sua atenção.

Isso o levou a fazer o curso e formar-se como técnica, trabalhando por 8 anos na Carrier, passando pela Emerson e hoje exercer sua função na EQUINIX. Carmosinda, que conta com milhares de seguidores em sua página profissional nas redes sociais, comenta ainda sobre a fama na área. “Não acho certo ser tratada como um ícone por ser mulher. Se eu fosse um cara isso tudo seria a coisa mais normal do mundo. Quero essa oportunidade para todas”, enfatiza ela, comentando também que “É uma realização ver tantas mulheres juntas e interessadas no mesmo tema após 21 edições da feira”.

Carreiras

O encontro ainda teve a participação de Priscila Baioco, Gerente Nacional de Vendas da Armacell, abordando o tema de Carreiras de Sucesso e compartilhando suas experiências inspiradoras com as mulheres que compareceram ao evento.


O fórum também contou com a presença de Sandra Botrel, Engenheira Mecânica representando a Protherm ao falar sobre projetos de ar-condicionado e refrigeração.

A mediação das palestras foi conduzida pela Professora Doutora Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *