Você que acompanha o Portal WebArCondicionado, alguma vez já se perguntou quem é a equipe que está por trás do nosso site? Quem são as pessoas que colocam a mão na massa para negociar com nossos parceiros, atender consumidores e instaladores e inclusive escrever aqui para o blog, por exemplo?

 

dia-da-mulher-webarcondicionado

Da esquerda para a direita: Mari (Analista de Customer Service), Gabi (Coordenadora de Conteúdo), Luiza (Analista de Produtos), Sol (Gerente do Portal) e Jéssica (Analista de Atendimento)

 

Aproveitando que hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, viemos contar ao nosso público que muitos dos membros da equipe do portal são mulheres. Não que o gênero defina a competência de alguém, de maneira nenhuma. Mas achamos bacana trazer essa informação nesse dia especial, fazendo uma homenagem às mulheres que nos apoiam e mostrando um pouco sobre a importância do trabalho de cada uma:

Até porque, considerando que a maioria dos profissionais que trabalham no setor de Climatização e Refrigeração são homens – principalmente quando se procura por instaladores de ar-condicionado – torna-se uma oportunidade o dia de hoje para lembrar que existem de fato mulheres que atuam no setor e a participação feminina deve aumentar ano a ano, conforme publicamos na matéria especial “Quem são as Mulheres do Setor de Climatização?”

Dito isso, vamos conhecer a função das mulheres que estão no time do WebArCondicionado e doam o seu melhor dia a dia para você e todos que nos acompanham. São elas: Luiza Ortiz (Analista de Produtos), Jéssica Oliveira (Analista de Atendimento), Mariana Cramer (Analista de Customer Service), Gabriela Giacomini (Coordenadora de Conteúdo) e Solange Mossmann (Gerente do Portal). Assim você aproveita também e já conhece o trabalho que é feito aqui:

O Empenho na Categorização dos modelos de ar-condicionado

luiza-analista-webarcondicionadoAo acessar o comparador de preços do WebArCondicionado é possível encontrar diversos produtos diferentes, o que significa uma infinidade de modelos distintos de ar-condicionado, que são separados por marca, potência em BTUs, ciclo e outros filtros que diferenciam cada item um do outro. Já parou para pensar que, para estarem ali, esses produtos passam por um processo de categorização para serem exibidos no site e facilitarem sua compra?

É aí que entra o trabalho e dedicação da Luiza Ortiz, Analista de Produtos. Conhecida pelo sorriso contagiante e pelo espírito de liderança nas categorias, Luiza conta sobre a importância de manter o foco durante o trabalho e dar atenção a cada detalhe dos produtos que entram na demanda conforme são lançados. “Preciso sempre estar atenta e saber as especificidades de cada ar-condicionado, analisando um a um de forma diferente, mesmo eles sendo semelhantes. Resumindo, minha missão é saber diferenciar cada produto”, explica a jovem de 22 anos, “ninja” quando o assunto são as linhas de ar-condicionado.

Apesar do sucesso no desempenho, Luiza lembra que, ao começar na função, há aproximadamente 4 anos, sentiu um certo receio com o grande volume das tarefas. “Ar-condicionado era uma das categorias mais importantes desde aquela época, então fiquei assustada pela demanda da categoria. Era tudo muito novo e não me sentia totalmente segura para assumir uma responsabilidade tão grande”, revela a Analista de Produtos, complementando: “Mas sempre tentei dar o meu melhor e me preparar para tudo, aprendendo mais e mais a cada dia com o apoio que recebi”.

Até chegar aqui, Luiza, que é Técnica em Administração pelo IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), passou por um estágio na Prefeitura de Porto Alegre e também foi Jovem Aprendiz na Honda através do Projeto Pescar. Ela brinca que o trabalho como Analista de Produtos a acompanha também fora da empresa. “Hoje quando vou comprar um produto como consumidora eu acabo analisando cada detalhe, e às vezes levo muito tempo nisso” (risos).

A Voz do Atendimento no Suporte para as Marcas e Lojas

jéssica-analista-webarcondicionadoAlém de ser um canal direcionado ao consumidor, o WebArCondicionado também é parceiro de fabricantes e lojistas do setor, e para quem não sabe, toda a tecnologia utilizada por nós é desenvolvida pela WebGlobal, empresa que oferece soluções em monitoramento de mercado através da Tecnologia da Informação.

Ao falarmos sobre isso, vem à tona todo o relacionamento que é construído com as marcas e lojas que são clientes e utilizam as ferramentas oferecidas pela empresa – muitas delas são do segmento de ar-condicionado, e é aí que entra o trabalho de prestar suporte a esses parceiros, oferecendo apoio quando há alguma dificuldade em utilizar os serviços oferecidos. Quem está à frente dessa função é Jéssica Oliveira, que é Analista de Atendimento e busca sempre dar auxílio aos clientes ao verificar se existe algum problema, sempre disposta a resolvê-lo.

Em menos de um ano na empresa, a profissional de 26 anos, que se destaca pela competência e simpatia, entra em contato diariamente com as outras empresas para saber como anda a usabilidade das ferramentas, e revela que os clientes agradecem pela dedicação dada individualmente, reconhecendo a facilidade na comunicação. “Meu objetivo principal é estudar o que o cliente precisa, por isso esse contato é muito importante e faz toda a diferença para fidelizar os clientes”, explica ela, que cursa Psicologia e acaba fazendo uma conexão entre o trabalho e a área de estudo: “A atenção em ouvir eles falarem ajuda muito nessa função”.

Na categoria de ar-condicionado, Jéssica salienta o bom relacionamento com alguns clientes como as varejistas Dufrio, ClimaRio, Frio Peças, Leveros e Frigelar, além da proximidade de marcas como Whirpool, Samsung, Gree, Daikin, LG, Elgin, Midea e Trane, por exemplo. A Analista de Atendimento também é Técnica em Rede de Computadores e já cursou Administração, além de já ter atuado em diferentes segmentos e empresas, prestando desde treinamento em imobiliária até assistência psicossocial. O trabalho da Jéssica é super importante no atendimento!

A Dedicação no Serviço aos Instaladores

mariana-cramer-analista-webarcondicionadoNão faz nem um ano que o Portal WebArCondicionado começou a colocar em prática o projeto para lançar o App WebAr, um aplicativo de celular que envia pedidos de orçamento de instalação e manutenção aos técnicos do setor. Com isso, surgiu a necessidade de termos alguém ao nosso lado para prestar atendimento a esses profissionais e ser voltado totalmente ao aplicativo, cuidando dos pedidos de orçamentos feitos pelos consumidores e dando ajuda a quem faz o download e utiliza o app.

Essa função exige bastante concentração e esforço, ingredientes que estão presente na rotina da Mariana Cramer, que está há seis meses em nossa equipe como Analista de Customer Service, ou seja, com foco no serviço ao cliente – que nesse caso são os instaladores. “Como o aplicativo faz a ponte entre o consumidor e o instalador, meu foco é dar suporte para os profissionais que tem o app, explicando como ele funciona e respondendo as dúvidas em cada atendimento”, justifica Mari, que trabalha bastante com o WhatsApp para avisar aos técnicos quando entra um orçamento e ele ainda não foi atendido, ativa as notificações do aplicativo e recarrega as moedas solicitadas, dentre outras atribuições do seu cargo, além de atender as ligações do telefone.

A Analista de Customer Service do WebAr confessa que a rotina corrida a assustou nas primeiras semanas, principalmente por esse ser um setor novo para ela e por imaginar algumas dificuldades encontradas depois, “Antes eu não entendia nada de ar-condicionado e fiquei receosa com a responsabilidade, mas em pouco tempo aprendi muita coisa e ainda estou nesse processo, acreditando que posso crescer com isso”, conta ela, que tem 36 anos e veio da área da Saúde, atuando antes como Fisioterapeuta, seu curso de formação.

Mari explica ainda que o maior desafio no trabalho com os instaladores é entender a linguagem utilizada, que segundo ela é bem específica e até então desconhecida por ela. “Mas estou sempre pronta para ajudar e é muito gratificante”, garante, contando que os instaladores em geral (a maioria são homens) imaginam automaticamente que estejam falando com um homem ao conversar pedindo ajuda com o app.

Além disso, a voz do relacionamento com os profissionais comenta que fica feliz ao se dar conta sobre a importância do aplicativo e seu trabalho. “É o máximo trabalhar com um app, acompanhar o que é feito para ele funcionar e ver como geramos emprego e renda para outras pessoas. Tem instaladores que trabalham só com o app e outros aumentaram a equipe para dar conta da demanda que chega até eles”, comemora Mari, nossa profissional que, assim como as outras, busca sempre dar seu melhor.

A Busca por conteúdos relacionados ao setor

gabriela-giacomini-jornalista-webarcondicionadoDentre todos os trabalhos realizados pelas mulheres acima, ainda falta mencionar uma função que justifica a realização do que você está lendo. Para quem acompanha o Blog do WebArCondicionado, não é novidade a diversidade de conteúdos que você encontra aqui, mesmo que nosso Portal esteja focado em um único setor. Isso acontece também em nossas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, por exemplo, onde diariamente divulgamos publicações deste Blog, sejam dicas para consumidores, Instaladores, informações técnicas, entrevistas, curiosidades ou simples notícias sobre o que está acontecendo na indústria de Climatização e Refrigeração.

Quem realiza esse trabalho aqui na nossa redação é Gabriela Giacomini, Coordenadora de Conteúdo, que desde 2014 faz parte da equipe de jornalismo e hoje é responsável por essa produção. Aliás, foi ela quem escreveu esse matéria e contou um pouquinho da história de cada mulher aqui, com exceção dessa parte sobre ela que é seu colega de equipe quem está escrevendo.

Gabi, como é conhecida por seu apelido, entrou como estagiária, função que exerceu por um ano, e após isso foi efetivada, passando a trabalhar com uma equipe que se virava para falar de coisas novas sobre um nicho tão específico. Ela diz que não sabia nada da área de climatização, teve de aprender tudo do zero. No começo, confessa que achou difícil ficar presa a um assunto tão fechado, mas hoje é grata pelo desafio dos últimos anos. “Cada dia escrevendo para o blog, desde que entrei aqui, traz um novo desafio, pois é preciso alimentar nosso público com informações novas e úteis diariamente, sem perdermos o ritmo”, conta ela, que teve de aprender a falar para profissionais especializados, a criar conteúdos que fossem pertinentes aos interessados no setor e manter o blog sempre ativo com novidades.

Gabi é formada em Jornalismo e Letras, emendou as duas faculdades e fechou 8 anos de estudos ininterruptos. Ela já fez intercâmbio e viajou o mundo antes de se dedicar ao WebArCondicionado. Hoje, única remanescente da equipe original, com um time totalmente renovado, ela diz se sentir empolgada com os novos projetos do portal. “Vejo um ótimo futuro conforme estamos caminhando. Há muito trabalho pela frente, mas com certeza os resultados serão muito positivos”, explica ela, com bons olhos.

O Comando do Portal WebArCondicionado

solange-mossmann-webarcondicionadoConsiderando que o WebArCondicionado conta com uma equipe formada por profissionais que são analistas, coordenadores e outros cargos, a gestão dos nossos projetos necessita de uma pessoa capacitada para liderar a equipe e colocar os planos em prática, impulsionando o nome e o desempenho do Portal dia a dia.

E se revelarmos que em menos de 8 meses no WebArCondicionado, Solange Mossmann, nossa Gerente, já realizou várias ações e melhorias durante esse espaço de tempo? Além do empenho em tempo integral, ela relata que o interesse por um segmento novo foi um dos fatores que estimularam seu trabalho até agora. “Fiquei bem entusiasmada ao chegar aqui pois era uma área que eu queria muito trabalhar e não tinha tido oportunidade ainda”, explica ela, revelando que achou o projeto bem desafiador e justificando que é exatamente isso que a move.

Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória no WebArCondicionado foi quando lançamos uma nova versão portal, no final de 2018, o que exigiu muita “persistência, dedicação, reuniões e troca de ideias”. Sol, como todo mundo a chama, seja no trabalho ou fora, também destaca o desenvolvimento e lançamento do App WebAr como um dos projetos de grande demanda.

No meio de tantos projetos encabeçados no WebArcondicionado, Sol confessa que aprendeu bastante nesse meio tempo e conta um pouco sobre sua carreira antes de chegar até aqui “A visão que tinha quando entrei era muito básica. Eu vim do mercado de medicamentos e cosméticos e até então boa parte da minha carreira foi Comercial, com exceção do meu último cargo onde eu trabalhava como Coordenadora de Trade Marketing”, conta ela, que entre suas maiores habilidades está a facilidade em resolver problemas e executar ideias.

A Gerente do Portal tem formação em Publicidade e Propaganda e é especialista em Governança de T.I., sendo o WebArCondicionado o quinto local de trabalho onde passa. Ela revela que começou a trabalhar aos 14 anos ao lado de seu pai e desde então foi estagiária do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e trabalhou em empresas como a Webcontinental, Tramontina e no Grupo Maiora.

Questionada então sobre as expectativas de realizações no WebArCondicionado para este ano, Sol coloca na lista o lançamento oficial do App WebAr, a FEBRAVA 2019 e o aumento do mix de produtos no comparador de preços, além de uma página exclusiva de cupons para todos os segmentos. Haja fôlego e empenho, mas isso não irá faltar para nenhuma de nossas colegas!

Feliz Dia da Mulher

Agora que você conhece um pouco melhor o trabalho das mulheres da equipe do Portal WebArcondicionado, a mensagem que queremos deixar é mostrar como a participação feminina é importante não só aqui, mas em todos os setores, dentro ou fora do mercado. Feliz Dia da Mulher a todas as que nos acompanham e que cada vez mais mulheres possam mostrar sua competência e sejam reconhecidas.

Redação do Portal WebArCondicionado