Função está em alguns modelos e ajuda nos dias mais frios
Como Colocar Ar-condicionado no Quente

Descubra como colocar o ar-condicionado no quente!/Imagem: Reprodução Deposit Photos

Como no inverno as temperaturas são mais baixas, colocar o ar-condicionado no quente é uma opção para deixar o ambiente aquecido. Porém, o aparelho geralmente é usado na função frio para gelar os espaços naqueles dias de calor intenso do verão.

Mesmo assim quando está frio, pode bater o desespero e junto vem a vontade de descobrir se tem como colocar o ar-condicionado  no quente. Então, nem todos conhecem ou sequer sabem se o seu equipamento possui a opção esquentar.

E depois de identificar que tem ciclo quente e frio, como é a operação da máquina de climatização? Por fim, vem a dúvida mais importante nessa situação: como colocar o ar-condicionado no quente.

Pensando em ajudá-lo nisso, preparamos um material que responderá às seguintes perguntas:

  • Como usar o ar-condicionado no quente;
  • Meu ar-condicionado é quente e frio;
  • Operação do equipamento na função Quente;
  • Cuidados para colocar o ar-condicionado no quente;
  • Ar-condicionado no quente gasta mais luz?

Como colocar ar-condicionado no quente

Aqui vamos logo para a primeira dica: ligar o ar-condicionado no quente é semelhante ao processo de como colocar na função frio. Com o controle remoto em mãos, procure a opção Mode, Modo ou Função, que costuma ficar sobre, abaixo ou acima da tecla.

Selecione a função Mode, Modo ou Função e aguarde até mostrar o sinal da função aquecer. Geralmente é representada pelo desenho do sol ou pela palavra HEAT, pois varia de acordo com a fabricante.

Depois de escolher a função, no controle remoto vai aparecer o símbolo do sol. Assim, poderá ter certeza de que o ar-condicionado opera no modo quente. Agora pode usar o botão + ou – para aumentar ou diminuir a temperatura.

Observação: Em geral, os equipamentos operam na temperatura máxima de 32°C.

Confira o passo a passo super explicadinho neste vídeo:

Meu ar-condicionado é quente e frio?

E se tentou selecionar e deu errado, bem, talvez seja bom identificar se o seu ar-condicionado realmente tem a função quente. Existem algumas maneiras bem simples para encontrar a informação, que mostraremos na sequência.

Procure a descrição técnica do aparelho, que habitualmente fica na unidade interna ou externa. Depois de localizar isso, se visualizar a potência em BTU nos itens aquecimento e resfriamento, o aparelho tem ciclo quente e frio, também chamado de ciclo reverso.

O outro jeito é pela etiqueta de eficiência ou Selo Procel do Inmetro. Nas informações dessa parte, se aparece o desenho do sol e do floco de gelo, o ar-condicionado é quente e frio.
Por último, o manual de algumas marcas costumam informar se a máquina de climatização tem ambos os modos de operação. Mas será que existe alguma diferença no funcionamento do equipamento com ciclo quente e frio? Veja a seguir!

Equipamento na função Quente

Até aqui mostramos como colocar no modo e a descobrir se o ar-condicionado opera no quente. Mas como é o funcionamento dos modelos que tem ciclo quente e frio ou ciclo reverso? Na função frio, o equipamento retira o ar aquecido (calor) para fora do ambiente.

O aparelho usa o fluido refrigerante para resfriar o ar que passa pela tubulação. Depois joga o ar gelado para dentro do espaço, na parte interna mesmo.

Por outro lado, quando está no modo aquecimento, a máquina recolhe o ar frio, transforma em ar quente e manda de volta ao ambiente. Dessa forma, o cômodo fica aquecido.

Os aparelhos de ar-condicionado com ciclo quente e frio são a melhor solução para quem mora no Sul ou no Sudeste do Brasil. Nos dias frios do inverno esquentam a casa. Já nos dias quentes do verão vão deixá-la gelada. Assim, podem climatizar os ambientes o ano todo.

Cuidados para utilizar o ar-condicionado na função

Para o uso correto do ar-condicionado no modo aquecimento, você precisa adotar diversos cuidados. Olhe no manual qual temperatura máxima pode ser colocada no aparelho. Se a máquina operar fora dos padrões indicados, pode ficar menos eficiente.

Tenha atenção ao alterar a função frio para o modo quente. O ideal é desligar o aparelho e selecionar a opção aquecer no controle remoto. Depois pode ligar o ar-condicionado com o modo esquentar ativado.

Sugerimos que mantenha o equipamento em 26 graus. Isso ajuda a aumentar a vida útil do compressor, o motor do aparelho, e a economizar na conta de luz. Por fim, coloque as aletas da evaporadora apontadas para baixo, pois assim terá mais eficiência na climatização.

Atenção: Assim como em outros períodos do ano, o bom funcionamento do ar-condicionado depende da limpeza e da manutenção preventiva em dia. Nesses casos priorize uma empresa confiável para realizar o serviço.

Por esse motivo, escolha a Agyx – especialista em instalação e manutenção de ar-condicionado -. A empresa atende em todo o Brasil e tem a melhor equipe de profissionais do mercado. Pode contratar a limpeza e manutenção preventiva AQUI.

Colocar ar-condicionado no quente consome mais luz?

Tanto na função quente como no modo frio, o funcionamento do ar-condicionado será igual. Ou seja, é mito afirmar que o equipamento consome mais na função aquecimento.

O que vai influenciar no consumo de energia é quanto o motor do aparelho vai trabalhar para climatizar o ambiente. Quanto maior for a diferença entre a temperatura externa e a selecionada por você, maior será o trabalho do equipamento.

Assim, a energia consumida será mais elevada e pode refletir na conta de luz no final do mês. Mais uma dica: saiba qual o consumo do seu ar-condicionado AQUI.

Encontre as melhores ofertas

O ar-condicionado com ciclo quente e frio ou ciclo reverso é a melhor escolha para quem busca climatização o ano inteiro. Por isso, comprar o aparelho em qualquer época será uma boa decisão.

E para encontrar as melhores ofertas de equipamentos com capacidade para aquecer ou resfriar o ambiente, basta acessar o nosso Comparador de Preços. O espaço reúne o custo de diversas lojas e permite que faça a melhor escolha, conforme a sua necessidade.

Como Colocar Ar-condicionado no Quente

Ar-Condicionado é no WebArCondicionado.