Por Hilton Santos – Colunista do WebArCondicionado

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Já dizia Marcelo Rissato em seu livro O cliente por um fio: “Ninguém duvida de que bons serviços se tornam efetivamente em lucros. Existe uma relação direta entre a lucratividade de uma empresa e a satisfação que ela proporciona com seus serviços e produtos”.

Você analisa o nível de satisfação do seu cliente? Você tem investido na capacitação dos seus colaboradores independente da função que ele(a) exerça na organização?

Existe um ditado que diz que se você acha que custa caro um bom profissional é porque não faz ideia de quanto custa um incompetente. Hoje um dos maiores motivos de desperdícios em uma empresa é o retrabalho, praticado exatamente pelo profissional pouco comprometido.

Isso porque uma atitude que venha causar retorno, reclamação e chateação do cliente fatalmente provocará custo adicional, e a excelência na satisfação daquele que é o maior motivo de manter o seu empreendimento funcionando, ou seja, o seu cliente, deve ser perseguida dia após dia.

O seu papel como profissional

Você não é apenas um instalador, um ajudante, um gerente, um empreendedor, um zelador… Você é um agente de transformação da sua sociedade e do seu setor de atuação, e como tal precisa ter paixão por entregar cada vez mais e melhor ao seu cliente sempre.

Essa paixão jamais deve cessar porque a concorrência é como aquela sua vizinha bisbilhoteira, está sempre acordada! Se tem uma coisa que não muda no mercado é a concorrência, ela se adapta, se transforma, aumenta cada vez mais, baixa preço, tira seu cliente, seu funcionário, inclusive aquele que hoje é seu parceiro colaborador amanhã pode ser seu concorrente. E o que você pode fazer para minimizar isso?

Tornando sua empreitada excelente, surpreendendo positivamente o seu cliente, se antecipando a ele, resolvendo as suas necessidades. Hoje a empresa que mais cresce é aquela que é veloz e inteligente. Quando a empresa não acompanha as mudanças de comportamento do mercado e do seu consumidor ela tem dois caminhos a seguir: ou fica estagnada, parada, ou terá que fechar as portas.

As mudanças são inevitáveis e constantes. Seja qual for o seu nicho de atuação, o profissional deve abraçar a causa do atendimento com excelência e passar a entender que o atendimento tem a ver com respeito ao seu semelhante.

* Lembramos que o texto é de autoria do nosso colunista. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

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