[ x ] Fechar

Zenbo: robô que é assistente pessoal pode controlar a temperatura do ar-condicionado e outros aparelhos

  • 04 de julho de 2016
  • Nenhum Comentário

A Asus apresentou um pequeno e simpático robô durante a Computex deste ano, que aconteceu recentemente em Taipei, capital de Taiwan. Em meio às apresentações de smartphones e notebooks, o Zenbo, como é chamado, surpreendeu os participantes do evento, funcionando como um assistente pessoal que inclusive pode mudar a temperatura do ar-condicionado.

O robô foi projetado especialmente para ajudar os usuários em suas tarefas domésticas, prestar assistência, entretenimento e fazer companhia a eles. A interação é feita por meio de comandos de voz ou através de uma interface de teclado táctil – na sua cabeça, que é uma espécie de tela sensível ao toque, e quando não está sendo utilizada pelo usuário para alguma outra função, ela simula um rosto no estilo mangá. Assim como exibe informações valiosas dependendo do contexto. O Zenbo também possui três rodas, o que lhe permite se locomover livremente por superfícies lisas. Veja o vídeo do Canal Tech:

Com o robô também é possível fazer chamadas de vídeo, compras através da Internet, interagir nas mídias sociais, transmitir conteúdo de vídeo e, se for bem projetado para interagir com qualquer um, tem funções específicas para as pessoas mais velhas para proteger a sua saúde e bem-estar. Ele é visto como um assistente pessoal também por oferecer lembretes aos usuários para não esquecer consultas com o médico, horários para tomar medicações, horários de fazer exercícios necessários e quaisquer outras coisas importantes que você precise se lembrar.

Crianças também podem desfrutar do Zenbo com histórias interativas, enciclopédia, jogos educativos, canções infantis e até mesmo dançar com ele. Além de o assistente controlar o ar-condicionado e facilitar a climatização, o usuário pode utilizar o robô para acessar outros dispositivos domésticos, incluindo TVs, equipamentos de áudio e até mesmo acender e desligar a luz. Na prática, o aparelho é um concorrente do Google Home (link), que se assimila ao Zenbo pelas inúmeras funções que pode desempenhar.

Lançamento
O robô deverá custar no exterior cerca de US$599 (aproximadamente R$ 2.160), o preço de um smartphone top de linha. Infelizmente a empresa não citou uma data especifica de lançamento, mas espera-se que seja lançado ainda em 2016. A boa notícia para nós é que a Asus Brasil considerou interesse em importar o robô Zenbo para o mercado brasileiro.

Você compraria?

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *