Pulseira promete “climatizar” seu corpo
- 23 de outubro de 2013
- Nenhum Comentário
Quatro estudantes de engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA, desenvolveram uma pulseira termelétrica denominada “Wristify”. O dispositivo emite pulsos de ondas frias ou quentes para ajudar a manter o corpo em uma temperatura confortável. O projeto atualmente é um protótipo, todavia, seus criadores almejam torná-lo comercial com o objetivo principal de reduzir o consumo de energia dos edifícios com ar condicionado.
?Os prédios dos Estados Unidos usam uma quantidade incrível de energia para aquecer e resfriar os ambientes internos. Na realidade, só os aparelhos utilizados para esse fim são responsáveis por 16,5 por cento de todo o consumo de energia primária do país. Queríamos reduzir esse número, mantendo o conforto térmico individual?, disse Sam Shames, um dos inventores da pulseira.
Como funciona
De acordo com o estudo realizado, a pele humana é muito sensível a rápidas alterações de temperatura. Eles descobriram que, mesmo enviando ondas a uma pequena área, elas poderiam afetar todo o corpo.
O protótipo é semelhante a um relógio de pulso. Os sensores utilizados no dispositivo conseguem obter uma taxa de variação de temperatura de até0,4 °Cpor segundo. O projeto foi premiado em um concurso do MIT com US$ 10 mil (cerca de R$ 22 mil), dinheiro que a equipe pretende utilizar para aprimorar o projeto na esperança de comercializá-lo mundialmente em breve.
Desenvolvimentos relacionados com a climatização têm se tornado cada vez mais constantes dentro de universidades. Em 2012, estudantes do curso de Design de Produtos, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), haviam criado o Twilight, um ar-condicionado que pode se conectar à internet via wi-fi e usar aplicativos de iPhone, além de reproduz imagens em um painel OLED retrátil.
A pulseira Wristify registra o atual investimento da ciência em sistemas de climatização individual, formato que aos poucos está sendo introduzido em instalações civis.
WebArCondicionado. Com informações de PSFK.
Deixe um comentário