[ x ] Fechar

WindTree: conheça a árvore que produz energia através do vento

  • 06 de abril de 2017
  • Nenhum Comentário

Após três anos de intensas pesquisas, uma equipe de engenheiros da França desenvolveu um protótipo que deu origem a uma “árvore de vento”, medindo aproximadamente oito metros de altura e formada por 63 pequenas folhas que podem gerar eletricidade.

“A ideia me ocorreu em uma praça onde via as folhas das árvores em movimento, apesar de não haver sequer uma brisa de vento”, explica Jérôme Michaud-Larivière, fundador da empresa parisiense NewWind, que comercializa a invenção e executou a instalação na Cidade das Telecomunicações de Pleumeur-Bodou (Bretanha, oeste da França), onde suscita a curiosidade dos visitantes.

Leia também: Você sabe quais são as fontes de energia existentes no mundo?

Nesse local onde foi “plantada” pela primeira vez, perto de uma usina eólica doméstica, a árvore de aspecto elegante se destaca também por seu funcionamento totalmente silencioso: suas hastes, escondidas entre as folhas, acompanham o sentido do vento, girando independentemente da direção e ao mesmo tempo evitando qualquer efeito de “deformação”.

Como funciona a “árvore de vento”

Batizadas de “WindTree” e reconhecidas também como “aerogeradores”, a árvore funciona como micro-turbinas, colocadas em fileiras para captar qualquer brisa. Elas giram desde o momento em que o vento atinge os 2 m/s, aumentando o número de dias nos quais a árvore pode produzir energia.

Além disso, por operarem sem produzir barulhos, teoricamente podem ser instaladas em edifícios ou até mesmo no quintal de casa, diferente dos modelos tradicionais eólicos que provocam ruídos. “Nosso conceito de produção de energia renovável e consumo está integrando silêncio, design e uma ligação harmoniosa com a natureza para desenvolver melhores cidades”, completa Larivière, que espera colaborar ainda com outros tipos de árvores, ramos, flores e arbustos em busca da sustentabilidade.

Cada árvore varia de US$ 20.000 a $ 50.000, dependendo do modelo, e pode gerar cerca de 3.500 quilowatts-hora (kWh) para 13.500 kWh por ano. Segundo a NewWind, a árvore tem a capacidade de alimentar 83% do consumo de eletricidade de uma casa de família tradicional ou então um carro elétrico que registre 10.168 milhas rodadas anualmente.

Os primeiros protótipos da WindTree foram criados em 2013 e começaram a ser comercializados em Paris em 2015. Veja mais informações no site.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *