[ x ] Fechar

VRF: teste de vazamento

  • 14 de março de 2012
  • 20 Comentários

10. Teste de vazamento

Por: Otto Rezende*

O teste de vazamento deverá ser feito aplicando-se somente nitrogênio. Esta etapa tem a função de verificar a resistência mecânica das soldas, dos tubos, conexões e verificar se o sistema apresenta vazamentos.
– Verifique se as válvulas de serviço dos condensadores estão fechadas e com todos as evaporadoras conectadas a rede frigorigena.
– Aplique nitrogênio na linha de líquido, pela linha de sucção, e na linha de equalização dos condensadores quando dois ou mais forem interligados para garantir que todas as linhas estão sendo testadas.
– Aplique nitrogênio até a pressão de 50 psig e aguarde 10 minutos. Depois, verifique se há queda de pressão no manifold. Caso se verifique queda de pressão, localize o vazamento, elimine e reinicie o processo.
– Eleve a pressão para 200 psig aplicando mais nitrogênio e aguarde mais 10 minutos. Verifique se ainda há queda de pressão. Caso positivo, elimine o vazamento e reinicie o processo.
– Eleve a pressão para 580 psig e anote o valor da pressão e a temperatura ambiente no protocolo de teste. Aguarde 24h e verifique novamente se há queda de pressão. Caso haja queda de pressão, localize o vazamento, elimine e reinicie o processo até ter certeza de que não há mais vazamentos no sistema.

Nota:

O nitrogênio apresenta uma variação de pressão de 1,5 psig para cada 1 graus celcius de diferença de temperatura. Exemplo: se a temperatura ambiente na hora do teste de 580 psig for 35°C e, no outro dia, na hora de verificação a temperatura ambiente for 25°C (35-25)x1, 5= 15 psig a pressão indicada no manifold vai ser de 580-15=565 psig. Neste caso a queda pressão indicada não indica vazamento e sim influência da temperatura ambiente.

*Otto Rezende é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP) e trabalha com sistemas de ar condicionado VRF.

Contato: ottorezende@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

20 Ideias sobre "VRF: teste de vazamento"

  • Olá bom dia! Gostaria de saber qual é o custo para detectar vazamento em um ar condicionado York 12000 BTUs, usando Nitrogênio. E se o problema de vazamento estiver na emenda da tubulação da duas unidades, qual seria o custo total do reparo com colocação de gás

    • Olá Osmar.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
      Agradecemos o seu contato.

  • Boa noite. O pessoal da assistência técnica deixou as tubulações com nitrogênio para fazer o teste de pressão / vazamentos e deixaram o disjuntor das condensadoras desligados, justamente para não ligarmos as maquinas suponho, porém minha esposa chegou e acabou ligando todos os Disjuntores para poder usar o microondas (desligaram outros Disjuntores além dos que pertencem ao ar condicionado), porém acabaram deixando a evaporadora de um deles ligada no controle remoto ao desligar o respectivo disjuntor, o que fez ela ligar automaticamente quando os Disjuntores foram ligados, logo pergunto:TEM ALGUM PROBLEMA EM TER LIGADO O AR CONDICIONADO E TER DEIXADO LIGADO POR UNS 10 MINUTOS, ESTANDO ESTE SEM GÁS E COM NITROGENIO NA TUBULAÇÃO PARA EFETUAR OS TESTES? PODE TER DANIFICADO O EQUIPAMENTO DE ALGUMA MANEIRA? TERÃO QUE REFAZER O TESTE DE VAZAMENTO NESTE EQUIPAMENTO? Sou leigo no assunto e gostaria do apoio de vocês para saber se o amanhã o técnico da autorizada de dirá a mesma coisa, visto que não me falou nada que não poderia ligar, apenas deixou o disjuntor desligado. Grato e no aguardo.

  • Boa noite Caro Otto!

    Muito bom, este trabalho de dicas e informações!

    Estou iniciando os trabalhos por agora no sistema VRF, ainda tenho muito a apreender, de agora para frente, espero poder contar sempre com suas dicas e informações.

    Att,

    Morais

  • Fis a intalacao dead 10 vrv daikin. Fes a carga de azoto em todos mas um a carga na Linha alta como os outros so que o azoto nao chega a Linha baicha

  • Ref. Split System On-Off R22 36.000BTU/h Carrier Space -2013 : Teste quanto a vazamentos com nitrogênio :

    Peço informar como proceder :
    -Pressão inicial x tempo .
    -Pressão final x tempo .

  • TENHO SESSENTA E TRÊS ANOS, NUNCA TRABALHEI NA ÁREA DE REFRIGERAÇÃO,PORÉM VENHO TENDO ALGUNS ESTUDOS SOBRE O ASSUNTO; VERIFICANDO ESTE COMENTARIO DO DOUTOR SENHOR OTTO REZENDE, MUITO CHAMOU MINHA ATENÇÃO, MOTIVO QUE LEVOU-ME A FAZER ESTE CONTATO( ESTOU TENTANDO RECUPERAR MEU FILHO), QUERO SER UM MECÂNICO E ESTALADOR, DE AR CONDICIONADO, SE POSSÍVEL DE TODOS OS SISTEMAS.
    NÃO SEI SE O DOUTOR OTTO PODERA ME AJUDAR NESTA MISSÃO, ATRAVÉS DE ALGUNS CUSOS: PRATICOS: COM APOSTILAS E VIDIOS.
    FICO DESDE JÁ MUITO GRATO.

    FLÁVIO ROSSI.

    • Olá Flávio.
      Para conferir os cursos de ar-condicionado disponíveis no mercado, veja neste link. Sempre publicamos cursos de diferentes regiões do país.
      Além disso, o senhor pode ir até o Senac mais próximo, pois eles também oferecem cursos.
      Agradecemos o seu contato e estamos à disposição para eventuais dúvidas.
      Att,