[ x ] Fechar

VRF: ligação das tubulações de cobre entre condensadores

  • 16 de maio de 2012
  • 6 Comentários

Por Otto Rezende*

19.1 Ligação das tubulações de cobre entre condensadores

Para aumentar a capacidade nos sistemas VRF, as unidades condensadoras são montadas em série, utilizando o branch, lembrando que a montagem da tubulação sempre começa do menor condensador para o maior, conforme ilustração abaixo.

19.2 Tubulação de equalização de pressão entre condensadores.

Quando unimos dois ou mais condensadores para aumentar a capacidade do sistema é necessário fazer a equalização de pressão entre os condensadores conforme ilustração abaixo.

 

Importante: não esquecer de fazer o vácuo na tubulação de equalização. Leia outros posts do colunista.

*Otto Rezende é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP) e trabalha com sistemas de ar condicionado VRF.

Contato: ottorezende@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

6 Ideias sobre "VRF: ligação das tubulações de cobre entre condensadores"

  • boa tarde Doutor, tenho umas duvida este sistema que vc mencionou fale também para o vrv Daikin.

    pois estou fazendo o curso deles de quatro meses, e achei muito interessante oque vc postou . vc tem outro método de ensino como detectar um problema nas placa em geral tem algo parecido pode me ajudar, gostaria muito de ser especialista nesse seguimentos. hoje esta em alta. tenho um conhecimento na teoria mais muito pouco.

    • Olá, Izael
      Nosso site produz conteúdo sobre ar-condicionado e também somos um comparador de preços destes produtos.
      Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso testo, contudo não temos maiores informações. Recomendo que você faça essa pergunta no Fórum do Ar Condicionado.
      Ou se quiser a palavra de um profissional da área, encontre o técnico mais próximo de sua residência através do Banco Nacional de Instaladores.

  • gostaria de saber se em brasilia tem algun lugar que tem esse curso de vrf você tem algun site que eu possa te acesso nesse curso…