[ x ] Fechar

Você sabe a diferença entre os tipos de calor sensível e latente?

  • 09 de maio de 2014
  • Nenhum Comentário

Você sabe a diferença entre os tipos de calor sensível e latente?Para entender as diferenças entre calor sensível e calor latente, primeiro precisamos entender o que é calor.

A energia térmica, que está em movimento, sendo transferida de um corpo com maior temperatura para outro com uma temperatura menor, é chamada de calor. Esta energia é capaz de garantir um equilíbrio térmico entre os dois corpos, pois a quantidade de calor que o corpo recebe, é proporcional ao seu tamanho e à variação da sua temperatura. Sensível e latente são as duas formas de calor que podem existir em um corpo.

Calor Sensível
O calor sensível provoca apenas uma variação de temperatura, ele é adicionado ou extraído da substância sem alterar o seu estado físico, apenas a temperatura é aumentada ou diminuída.

Exemplos:
* Uma barra de ferro em contato com uma chama, ela esquentará, mas o seu estado físico não será alterado.
* Um aparelho eletrônico, quando ligado por determinado tempo, vai esquentar, mas não vai mudar sua forma física.

Calor Latente
Também chamado de calor específico, o calor latente provoca alguma alteração física no corpo, pois é a quantidade de calor que a substância troca por grama de massa durante a mudança no estado físico.

Formas de calor latente:
De solidificação: Calor retirado de um corpo para fazê-lo passar do estado líquido para o sólido, sem baixar a sua temperatura.
De fusão: Calor que um corpo recebe para fazê-lo passar do estado sólido para o líquido, sem aumentar a sua temperatura. Ex: gelo derretendo.
De vaporização: é o calor usado para tirar de um corpo a unidade de massa para que ele vaporize.

Exemplos:
* Água se transformando em gelo (solidificação).
* Gelo derretendo (fusão).
* Quando a água está fervendo, por exemplo (vaporização).

Tipos de calor aplicados na climatização
Conforme Daniel Janeri, Diretor e responsável técnico da Protérmica Climatização, empresa especializada em projetos de conforto térmico, “para ambientes de climatização de conforto comum, a relação entre o calor sensível e calor latente é de cerca de 70% (70% sensível e 30% latente). Ambientes específicos como Data Center, por exemplo, a relação muda, sendo de cerca de 90% (90% sensível e 10% latente)”.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *