[ x ] Fechar

Você já ouviu falar em Masdar City, a cidade do futuro?

  • 14 de dezembro de 2015
  • 1 Comentário

Você já ouviu falar em Masdar City, a cidade do futuro?O arquiteto britânico Norman Foster desenhou uma cidade totalmente sustentável, que está sendo construída em meio ao deserto, nos Emirados Árabes Unidos. Masdar City é a prova de que é possível construir grandes ambientes e até mesmo uma cidade inteira que consome pouca quantidade de energia. Tudo foi pensado para não agredir o meio ambiente, desde a arquitetura até as tecnologias e o transporte.

A ideia inicial era de que até 2016 estivesse tudo pronto, mas não foi possível. É esperado que a obra seja concluída até 2030, com um custo de 22 bilhões de dólares. Carros elétricos que não necessitam de motoristas, ruas resfriadas por uma torre eólica e até uma “polícia verde”, que irá gerenciar o gasto de energia dos moradores, a cidade terá.

E o que a cidade do futuro tem de diferente das outras cidades?
Você já ouviu falar em Masdar City, a cidade do futuro?Em Masdar City será utilizado apenas energia solar e eólica, e toda emissão de gás carbônico será neutralizada. Todos os transportes serão públicos e movidos a eletricidade, funcionando apenas em trilhos suspensos ou no subsolo, o que evitará a formação de trânsito.

Todo o lixo produzido na cidade será reutilizado, haverá uma usina de compostagem para transformar o lixo orgânico em adubo. E o abastecimento de água dos prédios será com a água do mar da Arábia, que será dessalinizada para ser aproveitada e reaproveitada.

Os prédios terão design inteligente, com painéis solares no telhado e estrutura com isolamento térmico. Para que a brisa do deserto seja aproveitada, a cidade está sendo construída sobre uma elevação de sete metros. E as ruas serão estreitas, facilitando a formação de sombras.

Energia limpa
Você já ouviu falar em Masdar City, a cidade do futuro?A cidade contará com uma torre eólica de 45 metros, responsável por gerar eletricidade a partir dos ventos e ainda informará a quantidade de energia consumida. E outra parte da energia de Masda City virá do Sol, esta que também será responsável pela dessanalização da água. E para garantir o isolamento térmico de alguns edifícios, será usado gás natural.

Polícia Verde
Para garantir o baixo consumo de energia, a cidade terá uma força policial especializada em sustentabilidade. Quando alguém abrir a porta de uma geladeira, por exemplo, ou deixar uma lâmpada acesa, a informação será enviada para uma central de inteligência. Quando houver uma ocorrência, o operador do sistema poderá interromper a energia de tal apartamento por tempo indeterminado. E o mesmo sistema poderá desligar automaticamente os chuveiros que permanecerem ligados por tempo prolongado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Você já ouviu falar em Masdar City, a cidade do futuro?"