projeto-climatização-cuidados

Ao iniciar um projeto de climatização, seja qualquer segmento da indústria de HVAC, é necessário não apenas seguir um passo a passo para entregar uma instalação adequado ao cliente, mas estar atento a certos cuidados para que tudo ocorra da maneira ideal. Na verdade, tudo começa com a noção da importância que um planejamento tem na hora de dar início a um novo projeto de ar condicionado. [ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO]

“Um projeto de climatização vai além do estrutural e da peça decorativa, ele tem uma interface com o sistema de elétrica e com o hidráulico, então planejar é fundamental”, justifica Salvador Fraga, Consultor de sistemas de climatização e Gerente de Franquias da WebContinental. “Além de interferir nesses sistemas, há outros cuidados que precisam ser levados em consideração ao instalar um condicionador de ar, o projeto precisa pensar todos os detalhes”, complementa.

Mas quais cuidados seriam esses? Será que esse planejamento é realmente tão importante assim a ponto de atrapalhar uma instalação e consequentemente o funcionamento do ar-condicionado? “Eu diria que mais de 90% das vezes que o condicionador de ar tem um problema – seja ele Split, Janela ou outro modelo – esse problema é decorrente da instalação feita de forma inadequada”, alerta Salvador.

Confira na íntegra a entrevista que o WebAr realizou com Salvador Fraga e saiba:

• Quando é necessário fazer um projeto de climatização?
• O que levar em conta ao elaborar um planejamento?
• Qual a importância do vácuo?
• Como funciona a carga de gás no ar-condicionado?
• Existem técnicos de ar-condicionado que trabalham sem planejamento?
• Qual o maior erro cometido por esses técnicos?

Veja mais entrevistas e materiais de Salvador Fraga

Lembrou de mais algum detalhe importante na hora de planejar um novo projeto? Compartilhe com a gente nos comentários para promovermos juntos a importância de projetos de climatização bem pensados.

Redação do Portal WebArCondicionado