[ x ] Fechar

Vida extraterrestre pode ser revelada graças ao ar condicionado e spray de cabelo

  • 31 de janeiro de 2013
  • Nenhum Comentário

Ar condicionado pode revelar vida extraterrestreMas o que estas duas coisas têm a ver com o estudo de vida fora da terra? Fique calmo, pois o nosso portal vai explicar esta estranha relação e a teoria é relativamente simples. Em novembro de 2012, a revista americana Astrobiology Magazine, que é especializada em estudos espaciais, divulgou uma reportagem falando sobre a terraformação de planetas associado ao uso dos CFCs. Por isso, vamos por partes:

O que são CFCs?
Clorofluorcarbonetos ou clorofluorcabono são compostos químicos produzidos pelo homem, que foram usados por muito tempo como aerosóis e gases para refrigeração. Presentes em sprays de cabelo enlatados e aparelhos condicionadores de ar, estes agentes químicos tiveram seu uso proibido em grande parte dos países, pois são extremante nocivos à camada de ozônio.

AerosolPor não causarem mal aos seres vivos, estas substâncias foram usadas por anos indiscriminadamente, causando grandes danos para a camada de ozônio. Os estragos feitos por estes compostos, em menos de um século, foram tão grandes que podem ser medidos através de índices espaciais, como por exemplo, o processo de terraformação.

O que é terraformação?
É uma expressão hipotética que consiste no processo que um corpo celeste (planeta ou satélite natural) passa até atingir determinadas modificações como atmosfera e temperatura. Por isso, a terraformação pode sofrer influências de diversos aspectos, naturais ou não, como é o caso do uso dos CFCs em nosso planeta Terra. A vida é feita de hipóteses e um grupo de estudiosos defende este pensamento.

Relação extraterrestre
Nesta linha de pensamento, o astrobiólogo Sanjoy Som do Instituto Espacial Blue Marble, explicou que estes índices podem ser aplicados para estudar a terraformação de outros planetas. Não se trata de contatos de primeiro grau, mas sim, um novo ensejo para medir outras composições químicas espaciais, a fim de constatar vestígios de vida fora do planeta Terra, visto que os CFCs não podem ser criados sem a ajuda de uma forma de vida inteligente.

Se toda esta teoria realmente proceder, segundo os estudiosos, será possível identificar quais planetas tiveram o uso de CFC em sua atmosfera, mesmo eles pertencendo à zonas estelares distantes. A ideia é que os extraterrestres poderiam ter usado CFCs para aquecer planetas e iniciar determinados processos de terraformação.Ar condicionado pode revelar vida extraterrestre

Continuidade da pesquisa
Para que o estudo de Sanjoy e dos seus colegas continue, eles precisam arrecadar 24 mil dólares. Veja um trecho da fala do cientista:

“Aquecer artificialmente um corpo fora da zona habitável para torná-lo próprio à vida também poderia ser um indício de inteligência. Por exemplo, suponha que em alguns milhares de anos, os humanos tenham feito a terraformação em Marte. Suponha que uma espécie alienígena esteja observando o nosso sistema solar e encontre a Terra. Além disso, ela mede a composição atmosférica de Marte, um planeta essencialmente fora da zona habitável de nosso sol, e encontra gases estufa elevados além de vapor d’água e oxigênio. Este planeta de dois planetas seria um forte indício para eles de que uma civilização inteligente trabalhando para expandir seus domínios para fora de seu planeta natal”, concluiu o pesquisador.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações de Astrobiology Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *