Inverno rigoroso no Brasil

Na última semana circulou pela internet uma informação de que em 2018 o Brasil teria o inverno mais frio do século. E agora, como descobrir se isso é boato ou verdade? Com tanta coisa rolando na internet, fica difícil saber quando uma manchete é real ou apenas oportunista.

Pois essa notícia é falsa! A MetSul Meteorologia desmentiu o boato através de uma nota. O boato começou a rodar as redes sociais há alguns dias, e ganhou repercussão por causa do sensacionalismo na chamada: “o inverno mais frio em 100 anos”. Mas, como muita coisa que rola hoje na internet, não passava de uma fake news (uma notícia falsa).

A MetSul Meteorologia soltou uma nota dizendo que o inverno brasileiro de 2018 deve, na verdade, ficar acima da média histórica.

Leia também: Você sabia que o ar-condicionado também é importante no inverno?

A verdade por trás do boato

Os boatos diziam que o frio seria causado pelo fenômeno La Niña, que ao contrário do conhecido El Niño, provoca uma queda brusca de temperaturas. A MetSul confirmou que, de fato, o La Niña está ocorrendo desde 2017, porém seus efeitos devem terminar nos próximos dias.

Ainda segundo a nota, a probabilidade de frio rigoroso no Brasil este ano é muito baixa. Pelo contrário, deveremos ter um inverno atípico e mais quente. A agência ainda alertou sobre a responsabilidade de não se propagar notícias falsas hoje em dia, especialmente sobre assuntos que dizem respeito a todas os cidadãos. Confira a nota na íntegra:

Redação do Portal WebArCondicionado