[ x ] Fechar

Verão na Região Norte exige o uso do ar-condicionado

  • 09 de abril de 2012
  • Nenhum Comentário

No sul do país o verão já acabou, mas na Região Norte a estação mais quente do ano ainda está por vir. O auge do verão ocorre nos meses de julho e agosto, justamente quando gaúchos, catarinenses e paranaenses já estão no clima do inverno. Durante o verão nortista, as temperaturas não costumam ficar abaixo dos 25°C, sendo indispensável o uso do ar-condicionado, de climatizadores ou ventiladores.

Na Região Norte o verão é caracterizado pela baixa incidência de chuvas, sem contar que, nessa época do ano, os rios que banham a maioria das cidades costumam secar, dando lugar à belas praias de água doce, a exemplo de Alter do Chão, no Pará.

Alter do Chão - Pará

Devido às altas temperaturas e alta umidade, que raramente fica abaixo dos 70%, ter um ar-condicionado não é questão de luxo, e sim de necessidade. Uma dica seria usar um desumidificador junto com o ar-condicionado. Obs: alguns modelos de ar-condicionado também têm a função desumidificar.

O desumidificador diminui a umidade relativa do ar, sendo ideal para ambientes muito úmidos e com falta de ventilação. Esse aparelho evita a formação de bolor, a propagação de bactérias, ferrugem, mofo nas paredes entre outros tipos de problemas (Saiba mais).

Desumidificador

No inverno ou no verão, quem mora na Região Norte deve ter um ar-condicionado

Se você mora em alguma cidade da Região Norte (Belém, Manaus, etc) deve concordar que não dá para ficar sem um aparelho de ar condicionado independentemente da estação do ano. Isso porque no “inverno” as temperaturas não costumam baixar como ocorre nas regiões Sul e Sudeste, com exceção de Rondônia e do Acre, onde os termômetros podem chegar aos 13°C. O normal durante o inverno é chover bastante, aumentando ainda mais a umidade.

Confira mais algumas dicas:

– na hora de escolher um ar-condicionado, escolha um aparelho com capacidade um pouco maior que a necessária. Alguns fatores, como a forte incidência do sol durante a tarde, podem acabar exigindo um pouco mais do seu aparelho. Faça o cálculo de BTUs
– nunca deixa de exigir que o instalador faça o
vácuo na tubulação do seu aparelho. Esse procedimento vai eliminar a umidade dos tubos, garantindo o bom funcionamento do equipamento. 
– inverter
: como as temperaturas oscilam pouco, para os moradores dessa região um inverter pode não ser muito vantajoso, saiba por quê.

Fontes:Blog Amazonas-verde que te quero verde, Época, Portal Brasil.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *