[ x ] Fechar

“Ventilador de ar condicionado” é criado por refugiados sírios

  • 24 de agosto de 2016
  • Nenhum Comentário

Estava sentindo falta de divulgarmos alguma invenção no setor de climatização? Hoje trouxemos um caso diretamente da Turquia, mas na realidade criado por sírios.

A curiosidade é que os refugiados que vivem em um acampamento no sudeste turco inventaram um dispositivo improvisado para combate o calor, já que as altas temperaturas estão bastante intensas na região, ultrapassando os 40ºC. A ideia colocada em prática funciona tanto como um ventilador quanto como um ar-condicionado, tornando-se tão popular entre os moradores que está sendo vendido por 200 liras turcas (aproximadamente 220 reais).

Os sírios que vivem nas instalações residenciais de Süleyman Şah, na província de Şanlıurfa, montaram o dispositivo com um ventilador dentro de um cubo de madeira. O cubo tem três lados e é coberto ao longo da sua parte inferior e superior. O ventilador sopra ar frio que ele recebe a partir da água vinda através de um tubo. Eles acabaram nomeando o invento de “ventilador de ar condicionado”.

Impacto na região
Apesar de simples, o dispositivo caiu como uma luva para os refugiados que estão abrigados no local. “Costumávamos sentar na sombra, mas depois dessa invenção agora podemos nos sentar confortavelmente dentro da nossa tenda com a nossa família”, comemora Hasan Ahmed Neda, um dos criadores do dispositivo.

E aí, o que achou da ideia?

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Hurriyet Daily News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *