[ x ] Fechar

Válvulas de alta pressão eliminam a ameaça de vazamento de CO2

  • 25 de março de 2014
  • Nenhum Comentário

Válvula Esfera e Válvula de RetençãoO mercado de HVAC passa a contar com duas novas válvulas para sistemas de climatização de grande porte, lançadas pela Danfoss. Uma é a Válvula Esfera e a outra é Válvula de Retenção, ambas foram projetadas para suportar a alta pressão de trabalho (90 bar MWP) e permanecer resistentes em condições adversas de alta temperatura de ambiente externo. As peças fazem com que os sistemas de refrigeração com CO2 sejam à prova de falhas.

Quando os sistemas de refrigeração com CO2 ficam sem energia, as temperaturas sobem e a pressão alcança níveis acima da segurança do sistema, por isso a necessidade de peças que dêem conta do recado.  Embora não seja perigoso, o vazamento do refrigerante CO2 no ambiente pode atingir tal ponto que o sistema fica inoperável. Outra vantagem dos itens, é que se evita a necessidade do uso de sistemas de backup de custo elevado.

Ambos os produtos atendem aos padrões da Diretiva de Equipamentos de Pressão e os requisitos da norma EN12284, PED. Elas estão sendo testadas há dois anos.

O CO2
Também conhecido como R-744, o CO2 pode vir a substituir os gases como o CFC e o HCFC, que danificam a camada de ozônio.  A tecnologia está sendo utilizada na Europa e em países emergentes, como o Brasil, onde é aplicada, em sua maioria, na refrigeração de supermercados.

Os sistemas de refrigeração com CO2 proporcionam diversos benefícios como eficiência superior e recuperação de calor integrado. O gás tem menor potencial de destruição da camada de ozônio que os outros e reduz o consumo de energia elétrica. Além disso, ele não é inflamável e possui concentrações moderadas de substâncias tóxicas.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações da Danfoss.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *