[ x ] Fechar

Trens com ar condicionado serão instalados em Belo Horizonte até 2014

  • 16 de novembro de 2012
  • Nenhum Comentário

Trens com ar condicionado serão instalados em Belo Horizonte até 2014

Boa notícia para a população de Belo Horizonte. Assim como em Porto Alegre, a partir de 2014, a capital mineira terá novos trens, que poderão transportar até 1300 passageiros. Dentre as novidades, os vagões terão sistema de ar condicionado. O anúncio foi feito essa semana, depois que a empresa espanhola CAF e a francesa Alstom formaram um consórcio composto que adquiriu a licitação para o fornecimento da frota do município.

Acessibilidade e conforto aos usuários

Mas para garantir maior comodidade aos cerca de 1300 passageiros, os novos trens terá uma série de benefícios voltados a atender a população. Pois além da instalação dos aparelhos de climatização, os vagões terão piso antiderrapante, assentos preferenciais, banco para obesos e portas com rampa retrátil, facilitando o embarque e desembarque de cadeirantes e de pessoas com menos mobilidade.

Fabricado em caixas de aço inox, a velocidade dos novos trens chegarão a 90 km/h. Além disso, a aquisição incluirá revestimento resistente ao fogo e baterias com capacidade para manter o sistema elétrico de segurança em funcionamento por no mínimo cinco horas.

Trens com ar condicionado serão instalados em Belo Horizonte até 2014Sobre a licitação

Para fornecer o primeiro trem, o consórcio terá 21 meses, a partir da assinatura do contrato, e mais oito para entregar os demais. Realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), a licitação segue o decreto 7.812/12. Nele está estabelecida a aplicação de margem de prioridade de 20% para a produção nacional de licitações da administração federal para aquisição de veículos para vias férreas. O valor de aquisição dessas composições foi de 171 milhões e 970 mil reais, levando em conta o valor global da licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *