[ x ] Fechar

Total Care Agreement: programa de monitoramento de sistemas VRV

  • 17 de abril de 2013
  • 2 Comentários

TCMA automação melhora a eficiência dos sistemas de climatização, por isso o mercado imobiliário passou a adotar esta prática em muitos edifícios brasileiros. E atualmente, entre as fabricantes que atuam no mercado brasileiro, a Daikin é a única que trabalha com um serviço de pós-venda que inclui o monitoramento dos aparelhos de ar-condicionado. Intitulado de Total Care Agreement (TCA), o programa que é exclusivo da Daikin, atua nos equipamentos de VRV, monitorando e diagnosticando o desempenho dos sistemas.

Como funciona
Hoje, os sistemas VRV da Daikin chegam ao usuário preparados para serem monitorados. É necessário apenas que o técnico faça a configuração e endereçamento, que pode ser realizada a qualquer momento após a instalação. Os Chillers McQuay também podem ser monitorados através de uma instalação de placa eletrônica para comunicação.

Depois o cliente precisa disponibilizar um cabo de rede junto ao controlador central do sistema de ar condicionado, com o intuito de fazer a conexão via internet com a central de monitoramento, localizada no Japão. A leitura dos dados de operação de cada equipamento acontece a cada 60 segundos, enviando uma mensagem via e-mail para o endereço em caso de alguma anomalia que possa prejudicar o sistema. Este monitoramento acontece constantemente durante 24 horas.

Total Care AgreementAlém disso, as empresas que contratam o pacote possuem um serviço que oferece manutenção aos equipamentos. Inicialmente por inspeções periódicas, realizadas pelos técnicos da DAIKIN que supervisionam as condições de operação dos equipamentos. Tais ações garantem maior vida útil dos componentes, além de oferecer maior durabilidade e eficiência energética. Neste sentido, a tecnologia investida em máquinas de alto rendimento vão ser mantidas com a implantação do TCA, oferecendo um custo menor ao longo da vida da máquina, preservando o baixo consumo de energia, redução do tempo de equipamento parado e outras perdas que possam acontecer devido a falta de manutenção.

Aplicando o sistema no Brasil
Apesar de existir há mais de 10 anos em todo o mundo, somente no ano passado o sistema começou a ser implantando, como nos estádios do Maracanã e Mané Garrincha. Além das obras da Copa, recentemente, dois edifícios em São Paulo e um em Brasília adotaram o serviço, que será instalado até 2013.

Eldorado Business TowerUm deles é o edifício Eldorado Business Tower, localizado na região oeste da cidade de São Paulo (SP). Construído há mais de sete anos, a estrutura possui 60 mil metros quadrados e possui cerca de mil equipamentos VRV VIII da Daikin. Ele recebeu em 2009 o certificado LEED na categoria Platinum, o primeiro na América Latina a receber a mais alta classificação do Green Building Council. Já o JK 1600, também localizado na capital paulista, iniciou sua operação em fevereiro de 2013 e já conta com o acompanhamento da empresa. O local possui 15 pavimentos de 30 conjuntos, que contam com um condicionador de ar do tipo multi-split em cada andar, com cinco unidades internas alimentadas por uma unidade condensadora que opera em fluxo de refrigerante variável (VRF).

Outro deles é o Naoum Plaza Hotel de Brasília (DF). Criado em 1989, o hotel contou com a instalação de dois chillers importados dos Estados Unidos, que possuem centrífugos com mancais magnéticos livres de óleo. Neste caso, a Daikin está desenvolvendo o TCA para estas unidades, tendo o sistema de monitoração funcionando até junho de 2013.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações da Assessoria de Imprensa da Daikin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Total Care Agreement: programa de monitoramento de sistemas VRV"