[ x ] Fechar

Torres de resfriamento adequadas valorizam o desempenho de sistemas de ar condicionado

  • 27 de outubro de 2016
  • Nenhum Comentário

Você sabia que as torres de resfriamento têm um papel fundamental na eficiência da manutenção das temperaturas? Essa foi a pauta apresentada na última quinta-feira (20/10), durante o seminário “Tendências Tecnológicas em Torres de Resfriamento e Requisitos para Atender a Certificação LEED“, realizado na sede da ASBRAV.

Bruno Bonaldi, especialista em refrigeração e ar condicionado, apresentou aos profissionais do setor HVAC as novidades usadas internacionalmente nos equipamentos e que já estão disponíveis no Brasil. O palestrante abordou como as torres de resfriamento selecionadas adequadamente, instaladas em ambientes abertos, com áreas livres em seu entorno, tratamento químico e manutenção preventiva periódica proporcionam um melhor desempenho no sistema de ar condicionado.

Observar o espaço disponível para instalação das torres e a proximidade com prédios vizinhos também foi aconselhado, onde o nível sonoro delas deve ter atenção redobrada para que atendam a legislação aplicável, especificado com base na norma CTI Test Code ATC-128.

Cuidados com o dimensionamento
Bonaldi ainda alertou sobre a importância dos equipamentos estarem dimensionados. “Torres subdimensionadas ou condensadores com acúmulo de sujeira ao longo do tempo de operação prejudicam a troca térmica, fazendo com que a temperatura de condensação aumente, acarretando em grande desperdício de energia nos chillers e nos sistemas a água, pois para cada 1°C de aumento na temperatura de condensação, o consumo de energia elétrica nos chillers aumenta até 4%. Além disso, torres bem dimensionadas geram grande economia de energia elétrica durante períodos noturnos e de inverno, uma vez que trabalham em função da temperatura de bulbo úmido e para atender o pico de verão, proporcionando ao restante do ano sobra de capacidade, podendo trabalhar com menor rotação do ventilador com inversores de frequência”, reforçou o palestrante.

A presidente da ASBRAV, Hani Lori Kleber, manifestou sua satisfação em ver crescer, de forma significativa, as iniciativas voltadas à qualificação dos profissionais do setor refrigerista promovidas pela entidade associativa em 2016. O evento foi uma parceria entre a ASBRAV e a empresa Evapco Brasil.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ASBRAV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *