[ x ] Fechar

Teresina terá shopping totalmente sustentável

  • 16 de março de 2015
  • Nenhum Comentário

Teresina terá shopping totalmente sustentávelO Caxias Shopping Center já está com 28% da obra concluída e o empreendimento é focado na preocupação ambiental e ecológica. Sua estrutura está sendo construída de forma totalmente sustentável, um novo conceito na região Nordeste.

No projeto foram implantados sistemas que garantem o mínimo impacto ambiental. Entre eles, tratamento próprio de esgoto, que tratará instantaneamente toda a água utilizada pelo shopping, coleta seletiva e eficiência energética. O Caxias Shopping está trazendo exclusivamente do Japão um tipo de subestação 20% menor e totalmente blindada.

Além disso, a construção terá um tanque de termo acumulação para a água do ar-condicionado, que manterá de forma simples e econômica a climatização do shopping nos horários de pico de energia. Pois hoje, o sistema de ar condicionado é a tecnologia que mais consome energia nos shoppings.

“Este sistema utiliza tanques de água que mantém a carga térmica a 5°C durante a madrugada, enquanto não há funcionamento e o custo de energia é baixo. Esta reserva será aproveitada nos horários de maior fluxo, em que o custo de energia é extremamente alto”, explicou João Marcos Costa, Engenheiro responsável pela obra.

Para garantir maior eficiência, a cobertura do empreendimento será feita com telhado isotérmico, que diminui o calor interno e consequentemente o consumo do ar-condicionado.

Como funcionará a reciclagem do lixo
O Caxias Shopping terá uma central de gerenciamento de resíduos. Será implantado um depósito para lixo úmido, e uma cooperativa irá tratar esse lixo transformando-o em adubo. O lixo seco será selecionado e encaminhado às indústrias que trabalhem com esse material.

Escola de reciclagem
Junto à estação de tratamento de esgoto será implantada uma mini escola que irá ensinar crianças e adolescentes, estudantes do primeiro e segundo grau, como fazer a reciclagem de água.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *