[ x ] Fechar

Temperatura despenca em Porto Alegre e começa a impactar o mercado de climatização

  • 19 de junho de 2017
  • 2 Comentários

No final de semana que antecede a chegada do Inverno, os porto-alegrenses tiveram um sábado com temperatura máxima chegando perto dos 30°C. No final da manhã de domingo as temperaturas ainda estavam acima dos 20°C, mas a tarde, com a chegada da chuva, logo caíram em todo o estado.

Temperaturas cairão ainda mais nos próximos dias

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Porto Alegre chegou a 9°C na manhã desta segunda (19). A expectativa é que na terça, dia que antecede a entrada oficial do inverno, chegue a 4°C.

Ainda segundo o Inmet, a previsão é de geada e mínimas perto de 0°C nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Como é a rotina dos profissionais de climatização porto-alegrenses diante desse frio?

Para Luiz Fernando Wolmann, proprietário da LF Wolmann, a manutenção aumenta muito nessa época. “Assim como diminui o número de instalações, aumentam as manutenções. Com a condensação maior na área externa, há muito trabalho relacionado a dreno pingando de forma inadequada e o próprio retrabalho diante de vazamento de fluido refrigerante, por exemplo”.

De acordo com Wolmann, embora os ganhos diminuam cerca de 20% se comparado ao verão ainda dá para se manter graças aos serviços mais específicos que são frequentes na estação. “Como aumenta a carga nessa época, ocorrem muitos vazamentos e é necessário pressurizar com nitrogênio e inserir uma nova carga de gás. As vezes os clientes não entendem o motivo desses processos, mas são necessários para um serviço de qualidade”.

Fidelizar os clientes é importante para garantir agenda cheia no inverno

Leonardo Ferreira, proprietário da Hope Climatização, compartilha da ideia de que a manutenção do inverno é maior. “Não podemos fugir dessa oscilação sazonal do mercado. Hoje a venda e instalação de aparelhos Quente/Frio representa cerca de 90% da demanda da Hope, então na própria venda já direcionamos o cliente a realizar as manutenções básicas nessa época com nossa empresa para que possa manter o bom funcionamento do aparelho e de alguma forma manter nossa agenda completa no inverno”.

O inverno pode ser uma oportunidade para o consumidor

Segundo o técnico André Trindade, da Era do Gelo Ar-condicionado, “há uma pequena depreciação de preço de produtos e de serviços no inverno e acaba sendo uma oportunidade para o consumidor nessa época. Nossa maior queda na demanda acaba sendo em abril e maio, mas nos meses que inicia de fato o frio como junho, julho e agosto o mercado volta a aquecer por conta da manutenção de Split e também de aparelhos de grande porte”.

Para aproveitar o inverno, você encontra os menores preços de ar-condicionado do mercado acessando o comparador de preços do WebArCondicionado.

Leia também – Entrevistas: O que muda para o setor de ar-condicionado com a chegada do inverno?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Temperatura despenca em Porto Alegre e começa a impactar o mercado de climatização"

  • Períodos de Clima mais temperado (verão e inverno) incrementam atividade, principalmente na parte de manutenção de Ar condicionados. Outro fator que gera chamados é aquelas instalações de VERÃO realizadas por “maus profissionais ou imperícia de rescêm saídos de cursinhos meia-boca. O que interfere e bastante é a qualidade do serviço prestado, com preservação da estética e diversificação do tipo de trabalho que é realizado. Quem respeita o cliente tem serviço para toda vida e muita indicação.

  • Como profissional da área no Rio Grande do Sul, atesto as mudanças apontadas no artigo, bem como a mudança de foco na relação com os clientes, onde oferecemos a oportunidade de adquirir ou renovar um equipamento devido a baixa demanda. Mas vale destacar que os equipamentos frio/QUENTE tem sido muito buscados, devido ao frio intenso!