Um grupo de arquitetos da empresa BMDesign desenvolveu um telhado que reserva a água da chuva para refrescar edifícios de forma ecologicamente correta. Além de armazenar a água da chuva, ele garante uma sombra extra à construção, uma boa opção para regiões onde o clima é quente e seco.

A ideia surgiu para beneficiar a cidade de Teerã, capital do Irã, onde a população sofre muito com o clima árido. Lá chove cerca de um terço da média mundial, a evaporação é três vezes maior e há grande escassez de água.

Segundo ambientalistas, por conta do aquecimento global, as regiões áridas devem aumentar nas próximas décadas. Só no Irã, os 65% de área seca pode subir para 85%. Um exemplo é o lago Urmia, que já diminuiu de tamanho nos últimos anos.

Como funciona o telhado

O telhado inovador é côncavo e seu formato lembra uma vasilha gigante. Ele é colocado na parte superior das construções para recolher a água das chuvas antes que ela evapore. A água então é armazenada em reservatórios que são construídos dentro das paredes. Desta forma ele ajuda a reduzir o calor e também diminuir o consumo de energia elétrica com o ar-condicionado, que não precisa ficar ligado o tempo inteiro.

Redação do Portal WebArCondicionado.