[ x ] Fechar

Tarifa branca é aprovada e contas de luz ficarão mais baratas

  • 16 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Tarifa branca é aprovada e contas de luz ficarão mais baratasA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o cronograma de implantação do modelo de “Tarifa Branca”, uma medida que deixará as contas de energia elétrica de 10% a 20% mais baixas a partir do dia 1º de janeiro de 2018.

A conta de luz residencial poderá variar conforme o horário de consumo. Nos horários de pico, que inicia no horário noturno e dura cerca de três horas, o preço continuará o mesmo, uma hora antes ou uma hora depois, o preço cai para o chamado intermediário. E nos demais horários será cobrada a tarifa branca. Além disso, nos finais de semana será cobrado sempre o valor mais barato do cronograma.

De acordo com a Aneel, a nova modalidade de cobrança de energia incentiva os consumidores a adotarem novos hábitos de consumo. Por exemplo, utilizando equipamentos que consomem mais em horários em que a concessionária possui capacidade ociosa.

Como aderir a Tarifa Branca

Aderir a Tarifa Branca não será obrigatório, quem não tiver interesse continuará sendo cobrado da mesma forma, pelo sistema atual. Quem optar pela nova modalidade é necessário formalizar o pedido junto à distribuidora de energia. Para isso será preciso instalar um medidor específico, e os custos da troca serão pagos pela própria distribuidora.

Lembrando que o consumidor pode mudar a modalidade quando achar necessário, e a concessionária terá um prazo de 30 dias para fazer a alteração.

Saiba como calcular o consumo do ar-condicionado. 

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *