[ x ] Fechar

Sustentável, ar-condicionado utiliza água e energia solar para refrigerar

  • 23 de fevereiro de 2014
  • 10 Comentários

Coolerado utiliza água e energia solar para climatizarCom o avanço da tecnologia, hoje já é possível climatizar grandes áreas com equipamentos inteligentes e ecológicos. É isso que o Coolerado faz. O ar-condicionado foi criado pela empresa norte-americana Coolerado Corporation, que desenvolveu um aparelho eficiente e, ao mesmo tempo sustentável, pois não consome nem a metade que equipamentos convencionais gastam.

O Coolerado funciona a base de energia solar e água e não utiliza CFC ou outros químicos refrigerantes. Seu sistema opera por meio do resfriamento evaporativo indireto da água. O modelo C60, que é um dos mais conhecidos, tem potência de 60 Toneladas de Refrigeração, atendendo uma área de 3 mil m² com 20 pessoas. Segundo o fabricante, este ar-condicionado mantém o conforto térmico sem retirar drasticamente a umidade do ar, como fazem aparelhos tradicionais. E pasmem, o equipamento consome apenas 600 Watts por hora, menos que um secador de cabelos, que gasta em média 1400 Watts.

Como funciona
Coolerado na versão pretaPara implementar o sistema, é necessário uma unidade do modelo C60, duas placas fotovoltaicas, que são instaladas no teto da construção, água para refrigerar o ar e uma rede de dutos onde será distribuído o ar já refrigerado. O Coolerado pode ser instalado no sótão ou em locais fechado, desde que tenha um projeto de direcionamento de fluxo ar.

Com a energia solar, o Coolerado puxa o ar da rua para dentro de sua unidade, onde passa por filtros especiais para a retirada de impurezas. Em seguida, o ar limpo passa pelo sistema de troca de calor em massa. Metade deste ar fica saturado pelo processo com a água e a outra metade é refrigerado e direcionado para os dutos de insuflamento que vai para a parte interna dos ambientes. O Controle se assemelha com climatizadores convencionais, com ajuste de função e velocidade do vento (Fan Speed). É necessário verificar o consumo de água, pois varia de acordo com cada modelo da Coolerado.

Funcionalidades inteligentes
Coolerado Além de verde, o sistema é inteligente, pois tem mecanismos que protegem a eficiência do condicionamento de ar. Um deles é o reaproveitamento do ar saturado pela máquina. Ao invés de dispensar para a rua, este ar é direcionado para o resfriamento das placas solares. Apesar de coletarem energia solar, os painéis perdem eficiência quando são muito aquecidos, por isso, este reaproveitamento melhora o desempenho das placas fotovoltaicas.

Outra funcionalidade é a diminuição do ritmo de trabalho do aparelho caso as nuvens bloqueiem as placas solares. Isto serve para poupar a energia, prolongando o tempo de operação. Além disso, é possível incluir um display digital que informa quanto de energia já foi armazenada e quanto foi consumida pelo Coolerado.

Em expansão
A empresa criou um modelo portátil do C60, exclusivo para feiras e eventos, que serve para apresentar ao público as possibilidades da climatização solar. Além de economizar com energia elétrica, o Coolerado evita a formação das “ilhas de calor”, algo comum nas grandes metrópoles. O efeito das ilhas de calor é gerado pelo superaquecimento das máquinas em grandes cidades, no entanto, o Coolerado não libera o ar quente de volta ao meio ambiente. Até o momento, existem 2.500 instalações do Coolerado em 26 países, nos seis continentes.Versão portátil do Coolerado usada em eventos

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

10 Ideias sobre "Sustentável, ar-condicionado utiliza água e energia solar para refrigerar"