[ x ] Fechar

Sob calor de 40ºC, pacientes sofrem sem ar-condicionado em hospital

  • 13 de fevereiro de 2015
  • 1 Comentário

As altas temperaturas registradas no Rio de Janeiro estão trazendo prejuízos para os pacientes do Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado na capital carioca. Os 40ºC dentro do maior hospital público do estado tornam a sensação térmica ainda mais intensa: há diversos pacientes em quartos sem ar-condicionado, padecendo com o calor.

A solução para alguns tem sido o uso de ventiladores para amenizar a situação, que ocorre no terceiro andar do estabelecimento. O caso foi retratado em um vídeo (clique aqui para visualizar) publicado pela Veja, filmado por parentes dos hospitalizados.

Melhorias em andamento
Apesar disso, nem todo o hospital está nas mesmas condições. Na ala de emergência e na sala da direção, o ar-condicionado funciona e o ambiente é climatizado adequadamente. No ano passado, a Câmara Municipal do Rio aprovou a “Lei da Climatização”, que estabelece que as temperaturas de todas as enfermarias e unidades intensivas de seus hospitais devem ser mantidas entre 20 e 23 graus.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que apenas 6% das enfermarias eram climatizadas até 2008. Agora o número cresceu para 72%. Em nota, a administração pública declarou ainda que vem trabalhando para a ampliação de novas áreas de climatização do hospital, e que depende de adaptações na infraestrutura do prédio – que foi construído na década de 60 e inicialmente não tinha estrutura para ar-condicionado.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações da Veja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Sob calor de 40ºC, pacientes sofrem sem ar-condicionado em hospital"