[ x ] Fechar

Sistema que gera energia através do esgoto chega ao Brasil

  • 07 de junho de 2011
  • 1 Comentário

máquina-huberUma nova forma de economia de energia elétrica é possível graças ao esgoto. Esgoto? Sim isso mesmo que você leu. A empresa alemã Huber criou um sistema de ar condicionado que usa o esgoto para resfriar o aparelho, através de um trocador de calor autolimpante.

Como funciona?

A troca de calor com um fluído, é o sistema usado para gerar energia para climatização dos edifiícios. Logo, este fluído é simplesmente esgoto ? ligando sua rede ao sistema. É utilizado 72% do potencial térmico da água residual do esgoto, esse processo consiste em uma bomba e trocadores de calor, logo em seguida o esgoto retorna à rede.

A máquina que faz a troca de calor deve ter uma tecnologia autolimpante, pelo fato de usar água residuária, assim retira os resíduos da evaporação do esgoto.

Economia:

Enquanto a utilização de condicionadores de ar geram consumo de 50% a 60% do consumo de energia de um prédio, este sistema que utiliza a rede pública de esgoto para alimentar o ar condicionado de edifícios representa uma economia de 40%.

Na cidade de Winterthur um prédio construído em 1966, chamado Wintower e conhecido como o mais alto arranha-céu da Suiça, passou por uma reforma recente que incluiu o sistema de aquecimento e refrigeração. O Wintower adotou o HUBER Therm Win, que utiliza como fonte de energia a àgua residual, ou seja, àgua de esgoto. A Huber do Brasil está tentando implantar essa tecnologia em grandes prédios comerciais e residenciais do país.

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na Ilha do Governado, no Rio de Janeiro, possuí um sistema similar de utilização de água de reúso de sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e todo sistema de ar condicionado do aeroporto é alimentado através deste sistema. Porém este ano teve problemas com a licença de sua estação de tratamento de esgoto.

O que você acha deste sistema que gera energia através do esgoto?

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Sistema que gera energia através do esgoto chega ao Brasil"