[ x ] Fechar

Shoppings do Rio apostam na sustentabilidade utilizando o ar-condicionado

  • 20 de junho de 2016
  • Nenhum Comentário

A sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço nos shoppings do Rio de Janeiro. Exemplos dessa iniciativa são projetos de reaproveitamento da água implementados pelos centros comerciais da capital e região metropolitana.

No Shopping Rio Sul, em Botafogo, uma estação de reaproveitamento da água de esgoto está em funcionamento. A grande vantagem é que ela passa a ser utilizada no sistema de ar condicionado, economizando 4 mil caixas d’água com mil litros cada, por mês — o equivalente a 15% do consumo. “Reduz a utilização do sistema convencional e ajuda a poupar o meio ambiente”, esclarece o superintendente do shopping, Márcio Werner.

Já na Baixada Fluminense, a mais de 40 quilômetros do Rio Sul, o recém-inaugurado Shopping Nova Iguaçu preza pelos mesmos ideais utilizando o ar-condicionado. Isso porque a água dos aparelhos de lá volta para a própria torre de resfriamento de modo autossustentável, e, além disso, o projeto de reaproveitamento de esgoto deve entrar em vigor até o final desse ano.

As medidas foram tomadas dentro dos planos do Nova Iguaçu, pois o shopping pretende ser o primeiro ecossuficiente da região, tendo a sustentabilidade como pilar desde o início. “Ele foi pensado para que já nascesse dessa forma, com reciclagem, geração de energia, redução de consumo de energia, mictórios a seco”, justifica a gerente nacional de operações da empresa, Jaqueline Bazani. Outra economia feita pelo empreendimento da Baixada é a de luz. A fachada, com mais de 800 metros quadrados de vidro, diminui a quantidade de energia elétrica necessária para iluminar o local.

O Nova América é outro shopping com projeto de reaproveitamento. No terraço do local, o telhado verde funciona com adubo feito a partir de restos de alimentos consumidos na praça de alimentação. São colhidos, ali, produtos como alface, abobrinha, pimentão, morango, entre outros, que servem de alimento para os funcionários da empresa.

Investimentos
Além da economia de água e de energia, outra tendência dos shoppings é a de desenvolver iniciativas que zelem pelas comunidades próximas. O Rio Sul, em parceria com a Prefeitura do Rio e o projeto Coop Babilônia, no morro de mesmo nome, afirma que já reflorestou o equivalente a mais de 60 campos de futebol da mata local.

Paralelamente ao reflorestamento, o ecoturismo é desenvolvido na região através da organização de passeios por trilhas. Os guias turísticos são moradores da própria comunidade, que também tem lucrado com o fluxo de visitantes, já que aumenta o consumo em bares e restaurantes locais.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *