[ x ] Fechar

Seu ar-condicionado foi atingido na enchente? Saiba o que fazer

  • 29 de outubro de 2015
  • Nenhum Comentário

Seu ar-condicionado foi atingido na enchente? Saiba o que fazerDepois de um longo período de chuvas e enchentes que atingiram o Sul do Brasil, muitos prejuízos foram registrados em milhares de residências, principalmente em Porto Alegre e região metropolitana. Móveis, eletrodomésticos, roupas, diversos pertences foram afetados pelas inundações. Muitos foram destruídos, mas em alguns casos, pode haver conserto.

A ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação – alerta para que os moradores das regiões mais atingidas pelas cheias tenham cautela antes de tentar religar os equipamentos de ar condicionado.

Aparelhos de ar condicionado são projetados para suportarem chuvas, porém, em casos de alagamento, a água pode entrar em compartimentos internos, onde a água que cai da chuva não chega, por mais forte que seja, se a instalação estiver correta. Por isso, nesse caso, a atuação de um profissional é muito importante

Quais os cuidados que devo tomar?
É preciso antes de tudo, certificar-se de que não há mais água dentro do aparelho. Os mais afetados, provavelmente, são os aparelhos de janela, pois ficam em locais mais baixos.

O ideal é que esses equipamentos sejam retirados da parede pois, de acordo com o diretor técnico da ASBRAV, Ricardo Vaz, “há componentes elétricos que não podem estar molhados o que provocaria um curto circuito ou a queima de uma placa”, no caso de serem ligados com água dentro.

No caso dos aparelhos Split, que possuam a unidade externa instalada em local afetado pelas cheias, o procedimento deve ser o mesmo. É importante que o aparelho seja desmontado e retirado por um profissional técnico.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *