[ x ] Fechar

Salvador Fraga: A inércia térmica e a economia de energia elétrica na climatização de ambientes

  • 27 de abril de 2016
  • Nenhum Comentário

*Por Salvador Fraga

A climatização de ambientes, por aplicação de condicionadores de ar, pressupõe forçar a transferência de calor contrariando o seu fluxo natural de deslocamento que é de um meio com temperatura mais alta para outro com temperatura mais baixa.

O calor se propaga por condução, convecção e irradiação. A condução somente propaga o calor em meio material, principalmente nos sólidos, uma vez que acontece de molécula em molécula, sem que haja o deslocamento das mesmas.

Os materiais que usamos na construção de nossos ambientes, de acordo com a resistência que oferecem ao deslocamento do calor, determinam o maior ou menor conforto térmico natural de seu interior.

A resistência oferecida pelos materiais à transferência de calor é medida pelo coeficiente de condutibilidade térmica, representada pela letra K. Óbvio que há uma influência diretamente proporcional entre o aumento da temperatura a qual o material está exposto e a sua condutibilidade térmica.

Estas características determinam a inércia térmica de um ambiente, ou seja, a velocidade de transferência do calor através dos materiais com os quais construímos as nossas habitações. Quanto menor a velocidade de transferência de calor, maior a inércia térmica.

Os condicionadores de ar processam de forma mecânica a transferência de calor, de maneiras a atender a necessidade humana de conforto e sobrevivência.

Os termostatos dos condicionadores de ar alternam o tempo de compressor ligado e consumindo energia elétrica, pelo tempo de compressor desligado, enquanto a temperatura selecionada para o ambiente permanece confortável e esse tempo é diretamente proporcional à inércia térmica.

Posto isto, quanto maior a inércia térmica do ambiente climatizado, maior o tempo de compressor desligado e maior a economia no consumo de energia elétrica.

Leia todos os textos de Salvador Fraga

Salvador Fraga - Colunista Web ArCondicionado*Salvador Fraga é especializado nos temas de Gestão Estratégica em Vendas, conforto térmico de ambientes, atuando como consultor para dimensionamento, projeto e implantação de sistemas de condicionadores de ar. Também trabalha com consultoria empresarial, padronização de rotinas e ministra cursos na AGAS nos módulos de gestão de negócios. Contato: salvadorfraga@hotmail.com ou pelos fones (51) 3398-7782 / (51) 9353-3983 ou SF Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *