[ x ] Fechar

Saiba como funcionam as saunas que você frequenta

  • 15 de julho de 2013
  • 1 Comentário

Ter uma sauna dentro do condomínio de seu apartamento é um luxo, não? Mais do que uma peça relaxante do lar, manter uma rotina de entrar nas salas de vapor quente é um hábito higiênico e saudável, já que auxilia na prevenção de crises respiratórias.

História
Sauna de pedra SimpsonsEngana-se quem pensa que elas são uma novidade na vida das pessoas. Elas apareceram há cerca de nove mil anos criada por nômades que povoaram a Finlândia. Para eles, esse espaço era um local sagrado onde havia reflexão e espiritualidade. Também eram realizadas dentro delas casamentos, rituais de cura e também partos. Há quem diga que as saunas eram as primeiras peças projetadas na casa dos finlandeses quando eram feitas obras. As regras eram bastante claras no local: Não fofocar, falar mal de alguém e tão pouco conversar alto. Assim como as saunas, mais maneiras de climatização eram utilizadas antigamente, quando não existia o ar-condicionado.

O ambiente
As saunas são normalmente dimensionadas de acordo com o mais aproximado número de frequentadores simultâneos. Para proporcionar mais conforto aos usuários, recomenda-se reservar uma área de piso com pelo menos 0,7m² por pessoa.
A potência (medida por Kw) do gerador de calor dependerá da quantidade de m³ do ambiente de banho, sendo sugerido que reserve 1kW para cada m³.

A Instalação
Existem dois tipos de sauna. A sauna seca e a sauna úmida. De qualquer maneira, caso você deseja possuir um cômodo destes dentro de sua residência, fique atento quanto às normas básicas de segurança e funcionamento abaixo escritas:
1. Deixar um ambiente confortável para respiração com pelo menos 50mm de diâmetro.
2. O botijão de gás deve estar num local arejado.
3. A sauna não deve ficar dentro de sua residência. Ela deverá ser construída na parte externa.
4. Deixar dois pontos de água disponíveis. Um próximo de onde o aparelho for instalado, e outro dentro do cômodo de vapor.
4.1 Geradores de vapor dotados de dreno automático não aceitam o abastecimento manual de água.
5. O material da tubulação de saída deverá ser de cobre ou ferro galvanizado.
6. Deve-se certificar quanto a construção da porta da sauna que devem sempre ficar sempre muito bem fechadas, pois contam com um sistema de isolamento térmico.
6.1 No caso das saunas úmidas, essas portas devem ser fabricadas em alumínio ou aço inoxidável e normalmente têm batentes vedantes, visor de vidro, isolamento térmico, puxador e fecho de pressão.
6.2 Deve-se ter o cuidado de fazer essa porta abrir pelos dois lados. Tal precaução é tomada caso alguma pessoa passe mal dentro da sauna.
7. Instale uma ducha do lado de fora da sauna para que o usuário possa se banhar após o fim da sessão.

sauna secaSauna seca
Eram estas saunas que o povo Finlandês utilizava no passado e seguem sendo rituais rotineiros para muitas famílias de lá. Ela consiste numa sala o qual o calor é gerado por pedras quentes. Para esquentar ainda mais o local é derramado água nestas pedras. O corpo suporta tranquilamente o abafamento que a sauna seca proporciona que nunca é uma temperatura inferior à 60ºC.

Revestimento: Para a construção da sauna seca, o aconselhável é fazê-la de madeira Pinho Finlandês (ou também pode ser utilizado o Pinho Chileno, Cedro, Mogno ou Cedrinho). Esta madeira deve ser macia e seca. O Piso pode ser de cimento comum ou cerâmica e você poderá colocar um extrato de madeira por cima (caso queira deixar todo o ambiente coberto de madeira visualmente).


Sauna a vaporSauna úmida

Podem ser chamadas de saunas a vapor, pois elas funcionam liberando vapor gerado por um equipamento encarregado de transformar a água líquida em calor. Geralmente as saunas úmidas utilizam botijões de gás para aquecer o ambiente. A temperatura do local varia entra 40 e 50ºC e o ar que se instala na sala é benéfico às vias respiratórias.
É muito comum encontrar homens que, dentro deste ambiente, façam a barba. Pois o calor liberado pelo vapor abre os poros do corpo, proporcionando maior facilidade na hora de se barbear. Em alguns casos, nem é preciso utilizar a espuma de barbear.

Revestimento: Na construção das saunas a vapor, o ideal é que se faça o teto e o piso deste ambiente com uma camada de isolamento térmico antes da aplicação do material de acabamento final. Esta finalização poderá ser feita com uma pintura epóxi ou acrílica, azulejos, cerâmica, pedra, aço inox ou qualquer outro tipo de material impermeável.

Saunas portáteis

Para quem deseja ter uma sauna em casa mas não quer ter grandes gastos com instalações elétricas e ter que fazer uma obra, já existem as saunas portáteis que você utiliza no banheiro de sua casa. Elas ocupam um pequeno espaço, podendo serem instaladas até mesmo dentro de sua banheira. Essas saunas são compostas por uma cabine de borracha translúcida com fechamento de zíper reversível e um gerador de calor. Este gerador de vapor portátil emprega resistências eletrolíticas de aço inoxidável e foi projetado para utilizar água potável comum de torneira.  A temperatura fica em torno de 45°C e 50°C.

Recomendações

Muito embora a sauna proporcione momentos relaxantes e ajudam a melhorar as vias respiratórias, devem-se evitar os excessos. As sessões não podem se prolongar por mais de 20 minutos por causa da temperatura do corpo. Pessoas idosas ou com problemas cardíacos só podem usufruir das saunas caso sejam liberados pelo médico.

Há quem faça sessões diárias dentro de uma sauna a fim de perder peso. Porém, isto não passa de um mito. As saunas proporcionam sim perda de peso, porém essas calorias perdidas são causadas pela desidratação do corpo. A partir do momento que o indivíduo beber algum líquido, o peso perdido será recuperado. Existem alguns tipos de esportes que os atletas precisam perder peso com urgência, caso esse do MMA. Estes lutadores muitas vezes utilizam da sauna para passarem no teste da balança. Porém é bom salientar que o emagrecimento através da desidratação não faz bem a saúde.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Saiba como funcionam as saunas que você frequenta"