[ x ] Fechar

Roupa que climatiza o ambiente é desenvolvida na Espanha

  • 20 de outubro de 2016
  • Nenhum Comentário

Já apresentamos aqui no WebAr diferentes versões de roupas inteligentes feitas de tecidos especiais, que atuam como ar-condicionado ao estabilizar a temperatura do corpo. Além disso, também já divulgamos a roupa do futuro, entre outras invenções produzidas para estabelecer o conforto térmico humano.  Mas agora uma equipe de pesquisadores espanhóis deu um passo além, criando uma peça de roupa que regula e otimiza a climatização do ambiente buscando o máximo de conforto. 

A empresa Baxi, em colaboração com a Universidad Ramon Llull, de Barcelona, desenvolveu a Baxi Project, definida como “a primeira coleção de roupas inteligente que irá conectar as pessoas com dispositivos domésticos para alcançar uma climatização perfeita e ultrapersonalizada”.

O sistema foi projetado para ser incorporado a todos os tipos de peças de vestuário, embora a Baxi Project tenha sido inicialmente concebida como uma coleção de roupas “homewear”, ou seja, roupas utilizadas em casa para que as pessoas se sintam confortáveis em seus lares.

Funcionamento
A empresa apresentou um protótipo desse novo vestuário que, de acordo com os pesquisadores, pode enviar informações para um aplicativo do sistema operacional Android para se conectar com o sistemas de climatização local. Veja o vídeo:

Além disso, a peça de roupa possui uma série de sensores que medem a temperatura do corpo divididos em quatro pontos: entre as mangas, onde dois sensores absorvem a temperatura periférica; e outros dois nas axilas, onde a temperatura central do corpo é identificada.

“Os sensores foram colocados nesses lugares porque o pulso é o lugar perfeito para medir a temperatura periférica (pele e tecidos superficiais) do corpo, enquanto a temperatura interna é medida com grande precisão nas axilas”, explicaram os desenvolvedores do projeto. “Além disso, é medida também a umidade, sendo um parâmetro determinante para conhecer a sensação térmica ou a reação do corpo humano considerando as condições do ambiente”, finalizaram.

Mais praticidade e conforto
Desse modo, por meio de um controlador eletrônico central, localizado na parte de trás da peça de roupa, próximo ao pescoço, todos os dados são recolhidos e sincronizados para enviá-los sem fios para a nuvem. Essas informações são processadas para chegar a conclusões sobre a temperatura corporal do usuário e serem repassadas para o app. Por fim, ele se conecta ao ar-condicionado, que é regulado conforme esses dados emitidos pelo sistema.

Gostou da ideia?

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *