[ x ] Fechar

Rodrigo Trindade: Aproveitamento de calor do sistema de ar condicionado é aplicado ao aquecimento de água

  • 03 de maio de 2016
  • 2 Comentários

Aproveitamento de calor do sistema de ar condicionado é aplicado ao aquecimento de água*Por Rodrigo Trindade

Com a diminuição dos recursos presentes no nosso dia a dia, torna-se vigente a necessidade de se buscar novas ideias que propiciem economia dos mesmos, promovendo, desta forma, a sustentabilidade da vida no planeta. Cientes dessa situação, muitas empresas de engenharia elaboram projetos de reaproveitamento de energia de fontes diversas, que normalmente seriam desperdiçadas. Os sistemas de ar condicionado, por exemplo, removem e dissipam o calor para o ar. Este calor residual poderia ser recuperado e utilizado para aquecer a água.

O sistema de aquecimento aproveita o calor liberado nos condensadores dos equipamentos de refrigeração de uso comum e aquece a água para atender as demandas de água quente da edificação. Em lugares onde aparelhos de ar condicionado e refrigeração são responsáveis por uma grande proporção do uso de energia elétrica, a criação de uma alternativa que utiliza do calor para aquecer a água melhora a eficiência energética e reduz as emissões de gases de efeito estufa, permitindo uma boa economia.

A adaptação do sistema para que o calor seja recuperado e utilizado no aquecimento da água é bem simples. É recomendável, no entanto, que aconteça durante a fase de concepção do sistema. Nessa fase o projetista do sistema de aquecimento pode conceber da melhor forma e especificar os componentes que vão viabilizar o aproveitamento do calor. Já existem produtos no mercado que fazem isso, mas ainda são pouco utilizados e conhecidos. A técnica promove uma melhora na eficiência do sistema de ar condicionado, prolongando a vida útil do compressor e tornando o efeito da refrigeração mais rápido e os custos adicionais para aquecimento de água menores.

A solução de aproveitamento do calor do ar condicionado não é adotada com mais frequência devido à falta informação e pelo custo adicional do dessuperaquecedor. Mesmo requerendo um investimento um pouco maior, a solução é atrativa economicamente, pois a economia de energia que seria aplicada para aquecimento de água paga rapidamente o investimento realizado na recuperação do calor. Para que a solução promova a economia esperada e opere de forma desejável, é necessária a contratação de um projetista de sistema de aquecimento de água com experiência para promover de forma inteligente a interface do sistema de aquecimento com o ar condicionado.

Normalmente, a quantidade de calor rejeitado pelos grandes sistemas de ar condicionado supera em muito a demanda de calor requerida pelo sistema de aquecimento de água. Ainda assim, é bem comum que o rejeito de calor recuperado do ar condicionado seja aproveitado em baixa temperatura (em torno de 35°C), requerendo assim a complementação da temperatura, que gira em torno de 45°C. Um dos arranjos ideais adotados os últimos anos será a intensificação de projetos com aquecedores solares. Esse arranjo estabelece a prioridade das fontes de energia, de forma a racionalizar ao máximo a operação, sem faltar conforto.

O projeto do sistema de aquecimento permite que a água seja inicialmente pré-aquecida pelo rejeito de calor do ar condicionado e depois tem sua temperatura elevada pelo sol. O sistema tem, ainda, uma fonte firme, como a energia elétrica ou gás, que podem entrar em funcionamento quando as duas fontes não conseguem aquecer a água em temperatura ideal para o consumo. Como isso acontece esporadicamente, o resultado é o baixo custo operacional para obter água aquecida, confiabilidade, conforto e preservação do ambiente.

Sabidamente, a proporção de energia demandada pelo sistema de aquecimento é muito menor que a carga de energia para resfriamento, ou seja, a água quente é resultado do uso do ar condicionado. A tecnologia já está disponível, basta as pessoas terem conhecimento das boas práticas e cuidados para projetar e implementar sistemas confiáveis. Com o aumento expressivo dos energéticos (energia elétrica e gás) e o retorno rápido dos investimentos em soluções inteligentes, acredito que teremos mais sistemas racionais nos próximos anos. Economizar é a palavra certa em tempos de crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Rodrigo Trindade: Aproveitamento de calor do sistema de ar condicionado é aplicado ao aquecimento de água"

  • Boa tarde Engº Rodrigo,

    Gostaria de ler alguma coisa sobre eventuais problemas que eventualmente possam decorrer da alteração de um sistema de refrigeração que esteja em normal funcionamento e que pretendamos agora introduzir um permutador de placas (antes do condensador) para dai retirar calor para aquecimento de água.
    Antes de desenvolver a ideia, gostaria de saber se uma condensação a 100% mais o resfriamento do líquido (devido a maior área de permuta) pode ser prejudicial ao ciclo frigorífico, ou se não provocará problemas futuros.
    Pretendemos fazer uma experiência piloto, no entanto gostaria de conhecer os possíveis problemas que possam ocorrer.
    Sou engº mecânico, mas não tenho experiência nessa área por isso procuro me documentar.
    Antecipadamente gostaria de agradecer a atenção dispensada.

    Att.

    Sérgio Matos

    • Olá Sérgio,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre climatização, mas estamos encaminhando sua mensagem o Rodrigo Trindade.

      Obrigado pelo contato.