[ x ] Fechar

RoCo – ar-condicionado robô poderá facilitar a climatização em casa

  • 16 de agosto de 2016
  • Nenhum Comentário

Entre as ideias mirabolantes de projetos que noticiamos aqui no Portal WebArCondicionado, seria um sonho você se imaginar chegando em casa e um pequeno robô vir até você e falar algo do tipo “Eu sei que você veio da academia, vou providenciar um refrescamento máximo agora”?

A cena pode parecer que foi tirada de um filme de ficção, mas é algo que está acontecendo nesse instante, na vida real, na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Uma equipe de engenheiros, pesquisadores e designers estão correndo para desenvolver o RoCo – um ar-condicionado robô capaz de perceber quando uma pessoa está com muito calor ou muito frio e, em seguida, tomar uma ação para deixá-la mais confortável.

O objetivo principal do projeto é dispensar a energia usada para aquecer ou resfriar um quarto, escritório ou ambiente industrial. RoCo, que é uma abreviação para Roving Comforter (Conforto Ambulante, numa tradução literal), está sendo construído para seguir seus donos com um sistema de autopropulsão, fornecendo conforto suficiente para que casas e empresas não precisem ficar ajustando a temperatura. O robô é comandado por meio de toques em um tablet com Android.

Embora já seja um protótipo funcional, ele ainda precisa de adequações no seu design e em outros recursos, já que os fios aparecem por todo lugar e o aparelho ainda não tem a habilidade de falar. Além disso, ele se move com o zumbido de um carro de controle-remoto e tem uma autonomia de apenas duas horas, antes de precisar ser recarregado por outras duas horas. Ao menos, a equipe da universidade ainda tem mais dois anos para dar ao robô uma voz e um aspecto mais atrativo.

Desafios e metas
A equipe da Universidade de Maryland tem um prazo por estar participando de um desafio de três anos organizado por uma agência chamada Delta, que oferece suporte financeiro para projetos inovadores considerados ainda muito arriscados pelo setor privado. A competição tem por objetivo ajudar a tirar do papel ações que podem revolucionar o meio ambiente, defesa e segurança.

O objetivo da equipe é chegar a um protótipo que pode ser vendido por US$ 60. O Departamento de Energia local forneceu cerca de US$ 2,5 milhões para a universidade trabalhar no projeto.

Ao longo dos últimos sete meses, a equipe montou um pequeno compressor no protótipo. Um dos pesquisadores encontrou em uma loja online chinesa um grande bocal que foi adquirido e serve agora para direcionar o ar, enquanto três tubos são usados para armazenar e liberar o calor produzido. A base redonda vem com rodinhas.

Resta aguardar pela finalização da ideia. Você gostaria de ter o RoCo na sua casa?

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *