[ x ] Fechar

Robô promete reduzir o desperdício de água em Goiás

  • 17 de abril de 2017
  • Nenhum Comentário

A empresa RYD Engenharia, da incubadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu um robô que combate o desperdício de água e ainda ajuda a identificar danos nas tubulações, em locais de difícil acesso.

O VX1-300, desenvolvido pelos Engenheiros Danilo Sulino Pinto, Rauhe Abdulhamid e Yi Lun Lu, já está pronto e sendo demonstrado em empresas do segmento de manutenção dos serviços de abastecimento, escoamento e tratamento hídrico. Ele poderá percorrer todas as tubulações em Goiás e realizar filmagens que mostrem as condições dos túneis.

Leia mais: Você está pensando em reutilizar a água do ar-condicionado mas não sabe como? Nós ajudamos

Cerca de 37% do desperdício de água no estado ocorre antes que ela chegue às torneiras e foi isso que deu a ideia aos Engenheiros. O objetivo do projeto é mudar a maneira como são feitas as manutenções, diminuindo o desperdício de água e sem a necessidade de obras. “É um projeto novo e altamente tecnológico, que levou dois anos para ficar pronto”, conta Danilo.

Como funciona o VX1-300

O equipamento será utilizado na inspeção das tubulações de exaustão, esgoto e também de ar condicionado, sem que o fornecimento tenha que ser suspenso.

O VX1-300 é controlado remotamente, ele entra nas tubulações é capaz de conferir se há vazamentos e outras falhas, sem que seja necessário a realização de obras.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *