[ x ] Fechar

Rio de Janeiro tem até 90 dias para instalar ar condicionado no centro cirúrgico do Hemorio

  • 23 de março de 2017
  • Nenhum Comentário

A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou que a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro tem três meses para instalar um sistema de ar condicionado no centro cirúrgico do Instituto Estadual Arthur Siqueira Cavalcanti, no Hemorio.

Após o prazo dado para ser realizada a climatização, o Instituto terá mais um mês para voltar a realizar as cirurgias. A multa será de R$10 mil por dia caso os prazos não sejam cumpridos.
“A conclusão da climatização do centro cirúrgico será retomada e deve ser concluída dentro de quatro meses. A Secretaria Estadual de Saúde vai cumprir a decisão judicial e disponibilizar médicos intensivistas no setor. Quanto ao centro cirúrgico, cabe esclarecer que a secretaria estadual de saúde vai providenciar materiais, equipamentos e insumos para que a unidade possa ser inaugurada”, afirmou em nota o Hemorio.

Entenda o caso

O centro cirúrgico do Hemorio está fechado há mais de um ano por falta de ar condicionado. A Secretaria de Saúde havia informado que não teria recursos orçamentários para finalizar o processo de climatização com a Wap Air Refrigeração (empresa contratada para a execução do serviço). O sistema de ar condicionado central, para funcionar, necessita de mais um equipamento Chiller, orçado em cerca de R$ 1 milhão.
Por esse motivo, os pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos estão sendo transferidos para outros hospitais. E o fechamento do Centro Cirúrgico está impossibilitando a realização de cirurgias de transplante de medula óssea, entre outras tão importantes quanto.

Leia mais: Os desafios da climatização hospitalar no Brasil

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *