[ x ] Fechar

Refrigeração óptica poderá eliminar o uso de compressores no futuro

  • 12 de março de 2013
  • 2 Comentários

Nesta semana, cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, anunciaram uma descoberta que promete revolucionar o setor de refrigeração no futuro. O projeto consiste no uso de lasers para a retirada do calor em componentes semicondutores, a chamada refrigeração óptica. Os estudiosos que estão trabalhando no projeto afirmam que a descoberta ainda precisa ser “domada” para que as pesquisas possam avançar.

Material semicondutor - sendo resfriado por um feixe de laser. Crédito: Nanyang Technological UniversitySe este princípio for adotado no futuro, o setor de refrigeração irá passar por uma revolução tecnológica. Isto resultaria na diminuição do tamanho dos condicionadores de ar domésticos e industriais, dispensando o uso dos tradicionais compressores que usam fluidos refrigerantes danosos à camada de ozônio. Além disso, outros componentes que sofreriam mudança seriam óculos de visão noturna, aparelhos de ressonância magnética e câmeras de satélite, pois eles também dependem da alta eficiência de sistemas de refrigeração.

Retirada do calor por meio do raio laser 

O sistema de refrigeração óptica já havia sido utilizado em projetos quânticos, entretanto, a grande descoberta foi a aplicação em semicondutores, algo que nunca feito antes. Esta técnica representa a abertura de possibilidades para a produção em macroescala.

Segundo os pesquisadores, é possível retirar a energia mecânica do material por meio da luz que se reflete nele. Para isso, um dos principais pontos está no ajuste da frequência correta da luz do laser. As demonstrações práticas já registraram variação de temperatura de um semicondutor de 20º C para -20º C. Mas os cientistas querem ir ao extremo desta tecnologia, atingindo -269ºC, algo que só é obtido com o hélio líquido.

Military laser experiment. Crédito da imagem: Wikimedia

Foto ilustrativa de um experimento militar americano com laser. Crédito da imagem: Wikimedia

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de Inovação Tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Refrigeração óptica poderá eliminar o uso de compressores no futuro"