[ x ] Fechar

Quase 100% da energia gerada na Costa Rica este ano foi a partir de fontes renováveis

  • 14 de julho de 2015
  • Nenhum Comentário

Quase 100% da energia gerada na Costa Rica este ano foi a partir de fontes renováveisDe acordo com o Instituto Costa-riquenho de Eletricidade (ICE), quase 100% da energia consumida na Costa Rica durante o primeiro semestre deste ano, foi gerada a partir de fontes renováveis. Conforme dados do Centro Nacional de Controle de Energia do ICE, apenas 1,45% foi produzida a partir da queima de combustíveis fósseis.

“Contar com uma matriz elétrica diversa permite aproveitar com a maior eficiência às condições atmosféricas, ao mesmo tempo em que se reduz as emissões de gases nocivos e se propicia um impacto positivo da estabilidade das tarifas”, explicou o presidente executivo do ICE, Carlos Obregón.

Isso foi possível graças a um raro período de chuvas fortes, que encheram três represas que abastecem a Costa Rica, além da utilização das energias eólica, solar e de biomassa, o que garantiu que usinas térmicas não precisassem ser usadas durante esse período.

“Hoje as represas estão cheias e pode-se falar de 100% de energia renovável. Mas isso é dinâmico e pode mudar ao longo do tempo”, comentou Manfred Haebig, diretor do Programa de Energias Renováveis e Eficiência Energética Centro-Americana

País se esforça para evitar ter de importar recursos
País se esforça para evitar ter de importar recursosHoje, apenas a metade das fontes de energia primária da Costa Rica são renováveis e o país está empenhado em conseguir rendimento máximo desses recursos, para não precisar importar hidrocarbonetos.

O Escritório de Cooperação Internacional do Governo alemão e a Secretaria Geral do Sistema de Integração da América Central, trabalham juntos para impulsionar a geração de energias renováveis para a região e integraram o país ao Programa de Energias Renováveis e Eficiência Energética Centro-Americana.

E o país aproveita as mudanças climáticas, que alteram a constância das chuvas. E além disso, está investindo também em energia eólica e geotérmica, para quando os níveis de água acumulada nas represas diminuírem.

“Obter 100% de eletricidade renovável é algo novo na América Latina”, afirma Tabaré Arroyo, autor do estudo “Líderes em Energia Limpa”, que foi feito para a organização ambiental WWF (Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental)

Segundo Arroyo, um sistema de leilão para a compra de energia limpa e um programa que promove a geração de energia pelos consumidores, ajudaram o país a obter esse avanço, pois esses pequenos produtores podem vender os excedentes, ajudando a abastecer a rede de energia. “Graças a seu grande potencial e um marco jurídico favorável, a Costa Rica criou um ambiente atrativo para investimentos em energia renovável”, disse ele em seu relatório à WWF.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *