[ x ] Fechar

Qual o sistema de aquecimento de piscinas mais sustentável?

  • 28 de agosto de 2015
  • 2 Comentários

A energia solar pode ser usada no aquecimento de piscinasPensar em entrar na piscina gelada, muitas vezes faz até a pessoa desistir do mergulho, não é verdade? E mesmo em dias quentes a água costuma estar fria, principalmente em piscinas maiores ou instaladas em locais com pouca incidência da luz solar. Isso acontece devido à quantidade de água e o tempo que o sol precisaria para esquentá-la sem um sistema de aquecimento.

Existem pelo menos três formas de climatizar uma piscina que citaremos a seguir. Porém a mais econômica e ecologicamente correta é o aquecimento solar, onde os coletores captam a energia do sol, transformam em energia térmica e transferem o calor para a água da piscina.

Como funciona o aquecedor solar para piscina
Como funciona o aquecedor solar para piscinaComo a temperatura da água da piscina não precisa ser muito quente, os coletores solares podem ser simples, geralmente de plástico polypropileno. Eles funcionam como se fossem uma mangueira, que esquenta quando fica exposta ao sol e aquece a água quando passa. Além disso, o sistema não necessita de um tanque de acumulação, pois a própria piscina será o tanque.

Geralmente é usado uma bomba de filtragem para forçar a água, através das placas. O tamanho da bomba varia de acordo com a localização dos coletores, quanto mais longe, maior deverá ser a bomba. Quando houver uma quantidade adequada de sol, a água filtrada irá circular pelos coletores, que irão aquecê-la e direcioná-la de volta para a piscina. Ou seja, a água sai da piscina, passa pela bomba, da bomba ela vai para o filtro e do filtro para os coletores, e em seguida ela retorna para a piscina.

A quantidade de placas varia de acordo com o tamanho da piscina. Geralmente uma placa mede 4,5m². Então, se a piscina tiver, por exemplo, 30m², você precisará de 7 placas.

Vantagens
– Com o uso do aquecimento solar para climatizar a piscina, o custo é praticamente zero, durante todo o ano. Pois o único equipamento obrigatório nesse sistema que consome energia é a bomba para filtragem da água. É um sistema que chega a economizar até 70% de energia, comparado com outros tipos de aquecedores.
– Um metro quadrado de coletor solar equivale em média a 215 kg de lenha, 66 litros de diesel ou 55kg de gás, o que coloca o aquecimento solar em vantagem.
– O Sol além de produzir calor, gera eletricidade através de células fotovoltaicas. Essa energia pode ser armazenada em baterias para ser utilizada em períodos que não houver sol.

Desvantagens
– A desvantagem do aquecimento solar, é que por ser um sistema alternativo, ele vai depender sempre das condições climáticas para funcionar.
– Para fazer a instalação hidráulica entre a casa de máquina e o telhado (área onde ficarão as placas) poderá ser preciso quebrar do reboco, cortar o forro e refazer a pintura.

Quais os outros tipos de climatização de piscina
Além do aquecimento solar, existem outras duas formas de aquecer piscinas. Uma é através de aquecedores a gás e a outra é através de bombas de calor, que funcionam com energia elétrica.

Aquecimento a gás
Aquecimento a gásO sistema de aquecimento a gás utiliza a queima de gás para aquecer um mecanismo de troca de calor com a água. É um tipo de aquecimento indicado para piscinas pequenas, ou como um sistema auxiliar de aquecimento, que possuam no máximo 150 m³.

Funcionamento
O equipamento de aquecimento a gás deve trabalhar junto com o filtro e com a motobomba e sua instalação deve ser feita fora da casa de máquinas.

Ele funciona da seguinte forma: O equipamento possui um queimador abastecido com gás. A água circula pelos tubos trocadores de calor que passam sobre as chamas, e assim que ela esquenta, volta para a piscina.

Vantagens
– A água pode ser aquecida em qualquer situação climática, basta ter gás.
– É um sistema muito seguro, pois os equipamentos possuem um dispositivo de segurança que, caso a chama apague, ele fecha o gás automaticamente.

Desvantagens
– Para esse tipo de aquecedor é preciso instalar uma central de gás e mantê-la sempre abastecida, como o gás do chuveiro ou do fogão, por exemplo.
– A serpentina possui curta duração pois se corrói com facilidade, por conta do cloro e do fogo.

– O uso de combustíveis fósseis para aquecer a água da piscina é a forma que possui o custo mais elevado.
– Esse tipo de aquecimento é aconselhado apenas para piscinas pequenas.

Aquecimento com Bomba de calor
bomba de calorUma bomba de calor é um equipamento responsável por absorver e transferir o calor retido no ar externo para a água da piscina. É um tipo de aquecedor elétrico, porém, ele não transforma diretamente a energia elétrica em energia térmica, ele apenas usa a energia elétrica para retirar o calor do ambiente. E o aquecimento da água é feito através da troca de calor.

Funcionamento
Esse tipo de equipamento é estruturado em um gabinete e é projetado para ser instalado ao ar livre. Sua capacidade é determinada de acordo com o dimensionamento da piscina.

Ela funciona basicamente como um aparelho de ar condicionado invertido, removendo o calor do ar externo e intensificando-o com um compressor, que descarta o ar frio. O calor é transferido para uma serpentina por onde a água passa e é aquecida.

É um tipo de aquecedor mais indicado para piscinas pequenas, ou para ser usado como uma bateria de aquecedores, quanto maior a piscina, mais aparelhos.

Vantagens
– A instalação da bomba de calor é a mais simples, quando comparada as demais formas de aquecimento.
– É a melhor opção para o aquecimento de piscinas de academias, escolas, clinicas ou hotéis.

Desvantagens
– Bombas de calor necessitam de manutenção seguidamente, o que gera um custo elevado, além do preço pago pela eletricidade, pois a energia elétrica é cinquenta vezes mais cara que a energia solar.
– Quando a temperatura está abaixo de 8ºC, esse tipo de aquecedor não funciona, pois, o gás fréon utilizado congela, ficando impossível comprimi-lo.

 Aquecer a piscina é a melhor forma de poder usufruí-la o ano inteiro, porém, é preciso salientar que a água aquecida exige um cuidado maior e tratamento contra as bactérias que podem se proliferar com mais facilidade em ambientes úmidos e quentes.

Antes de escolher o tipo de equipamento que irá instalar, consulte um especialista para saber qual é a forma mais indicada para a sua piscina e o ambiente em que ela está.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Qual o sistema de aquecimento de piscinas mais sustentável?"

  • Gostaria de saber se, em sistemas de aquecimento por energia eléctrica, haverá o risco eventual da corrente eléctrica passar para a água e pôr em perigo a vida dos banhistas?

    • Olá Adamo,

      acredito que assim como os demais sistemas de aquecimento, só deixa de ser seguro se não for instalado por profissionais qualificados.

      Obrigado pelo contato.