[ x ] Fechar

Qual o impacto do ar-condicionado para as plantas?

  • 09 de julho de 2015
  • Nenhum Comentário

Nem tudo que é bom para o homem é também para as plantas. Para muita gente o ar-condicionado tornou-se sinônimo de conforto, sendo muitas vezes o ingrediente indispensável para tornar um determinado ambiente “habitável”. Mas da mesma forma que o aparelho resseca olhos e garganta, também prejudica as plantas.

É isso mesmo, os aparelhos, mesmo sendo capazes de deixar salas e quartos agradáveis para os humanos, são extremamente prejudiciais para a maior parte das espécies de plantas ornamentais.

Geradoras de oxigênio
Entre as funções mais importantes das plantas está o fato de gerarem oxigênio, além de absorverem o dióxido de carbono, como fazem as árvores das avenidas. Assim, as plantas são colocadas no interior dos quartos ou da sala para ajudar na purificação do ar e absorver os gases poluidores provenientes do ambiente externo.

Outra função das plantas, em geral, é elevar a umidade do ambiente, evitando que nossas vias respiratórias fiquem ressecadas e refrescando o ambiente no verão mediante a evaporação da água, também aquecendo no inverno ao emitir calor por se tratar de um ser vivo.

Ar-condicionado X Plantas
Apesar dos benefícios trazidos por esses vegetais ao meio ambiente existirem, essas vantagens perdem seu valor no momento em que o aparelho de ar condicionado entra em ação, já que o equipamento pode tornar o ar seco demais, o que causa desconforto a algumas plantas sensíveis. Elas sofrem desidratação acelerada das folhas, deixando-as queimadas e sem forma de regeneração, já que a folhagem acaba caindo.

Por isso, antes de optar por uma espécie, é importante avaliar se ela ficará bem com o ar menos úmido, já que existem algumas espécies que se adaptam e sobrevivem a um ambiente com ar-condicionado. Confira 10 espécies que conseguem se adaptar bem aos ambientes refrigerados sem sofrer danos:

Árvore da Felicidade– Árvore-da-felicidade
– Orelha-de-burro
– Hera real
– Seringueira de jardim
– Sheflera
– Aarália
– Pau-d’água
– Filodendro
– Espada-de-são-jorge
– Lírio-da-paz

Leia também:
Conheça as estufas e como a climatização pode afetar a vegetação

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *