[ x ] Fechar

Apartamento JK: qual ar-condicionado é o mais adequado?

  • 28 de abril de 2017
  • Nenhum Comentário

Jk é um apartamento que possui apenas dois cômodos: o banheiro e a sala/quarto/cozinha, e não pode ser confundido com uma quitinete (que possui a cozinha separada).

Esses imóveis de pequenas proporções costumam gerar dúvidas na hora da climatização. Será que um aparelho de ar condicionado comum dá conta de climatizar um ambiente com tantos eletrodomésticos?

A resposta para essa pergunta acima é: depende. Desde que bem dimensionado, levando em consideração as características do local, sim, é possível proporcionar conforto térmico nesse tipo de ambiente.

Fogão, micro-ondas, geladeira e tv no mesmo cômodo realmente irão esquentá-lo mais, mas não precisamos entrar em pânico. Em termos de climatização, existe uma solução para tudo.

Tipo de ar-condicionado ideal

O tipo de aparelho ideal é o mesmo para outros tipos de casas e apartamentos, porém, a capacidade terá de ser maior em relação a um quarto ou uma sala onde tem apenas um ou dois eletroeletrônicos. Geralmente são utilizados os modelos Janela ou Split Hi-Wall, mas nada impede de usar um equipamento de outro modelo, como o Split Cassete, o Portátil e o Piso Teto, principalmente se o apartamento for maior do que os padrões de JK, que variam de 25m² a 35m².

Para essas dimensões, aparelhos entre 17000 BTU e 30000 BTU costumam atender, mas o ideal é consultar um profissional para avaliar as peculiaridades do local e definir qual a potência necessária.

Para saber a capacidade (quantidade de BTU) necessária para o JK, é preciso fazer o cálculo, da mesma forma como se fosse fazer para uma sala normal (com menos eletroeletrônicos). É possível usar a calculadora de BTU online do Portal WebArCondicionado ou seguir os passos informados no post da calculadora.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência? Utilize o espaço abaixo para comentar.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *