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Qual consome mais combustível: janelas abertas ou ar-condicionado?

  • 15 de outubro de 2014
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Conforme o aquecimento global e o preço do combustível aumentam, surge a dúvida de qual das opções consome mais: janelas abertas ou ar-condicionado? Para responder isso devemos levar em conta dois fatores. A primeira refere-se ao compressor de ar, de como ele funciona, e também à quantidade de combustível extra que precisamos para mantê-lo funcionando. A segunda corresponde à resistência do ar relativa ao veículo, considerando que nos automóveis mais modernos a aerodinâmica possui resistência mínima.


O que acontece

A explicação é simples. Quando as janelas do veículo estão abertas, o ar entra provocando uma resistência que não existiria com se os vidros estivessem fechados, agindo assim como um paraquedas e podendo interferir na redução de velocidade do carro. Desse modo, é preciso que o motor trabalhe mais para conseguir manter o ritmo.

Conforme uma pesquisa realizada pela SAE (Society of Automotive Engineers) – correspondente à Sociedade de Engenharia Automotiva nos Estados Unidos – manter os vidros levantados e o ar-condicionado ligado é o modo mais eficiente para economizar combustível. No entanto, nem sempre essa é a alternativa mais indicada.

O estudo foi executado no túnel de vento da General Motors (GM) através do deslocamento de ar frontal e lateral, utilizado para simular o vento cruzado. No teste foram usados um carro SUV equipado com um V8 de 8.1 litros e um sedã, também com um V8, mas de 4.6 litros. Como resultado, os dois veículos mostraram que a condução com as janelas abertas causa efeito negativo no consumo do combustível, considerando que o sedã foi 20% menos econômico e o SUV registrou 8% a menos de economia. Sendo assim, o estudo concluiu que quanto mais aerodinâmico for o modelo, maior será o efeito da resistência do ar com as janelas abertas.

Conclusão
É aconselhável que quando o automóvel estiver em baixa velocidade o ar-condicionado seja desligado e os vidros abaixados. Considerando que quando o carro anda devagar a resistência do ar tem menor influência, essa se torna a maneira mais eficiente.

À medida que a velocidade aumenta, a oposição do vento também é elevada. No entanto, alguns especialistas recomendam 64 km/h como base, pois a essa velocidade o motor produz menos energia, precisando assim trabalhar muito mais para regular outros acessórios como o compressor de ar.

Sendo assim, não há uma regra geral para definir quando ligar o ar-condicionado ou abaixar os vidros, mas recomendamos que, se for viajar a velocidades maiores e percursos mais extensos, é melhor usar o ar-condicionado. Caso contrário, abaixe os vidros.

Redação do Portal WebArCondicionado.

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