[ x ] Fechar

Projeto que aproveita água de ar-condicionado participa de feira nacional

  • 19 de fevereiro de 2016
  • Nenhum Comentário

Dois estudantes e uma professora orientadora de uma escola estadual em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá, irão participar da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2016), realizada pela Universidade de São Paulo. Eles irão apresentar um projeto de reaproveitamento da água condensada nos aparelhos de ar condicionado.

Intitulado “Sustentabilidade com ar condicionado – aproveitamento da água”, o projeto, desenvolvido pelos alunos do 9° ano “A”, Matheus Heinzen e Mikaella Ivo Romero, apresenta soluções sustentáveis no ambiente escolar e busca refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais preocupados com o planeta. “Coletamos a água proveniente do gotejamento dos aparelhos de ar condicionado instalados nas salas de aula e demais salas, e utilizamos para regar o jardim, lavar panos de limpeza, salas e calçadas”, explica a orientadora Ilse Maria Signorati.

Leia também: Projeto ensina como reaproveitar a água do ar-condicionado

Aproveitamento
De acordo com ela, os 27 aparelhos da escola ficam ligados em média oito horas por dia, produzindo aproximadamente 12 litros de água cada um. Dessa forma, são produzidos 324 litros de água por dia, o que corresponde a uma captação semanal de 1.620 litros. Ilse destaca que o aproveitamento depende da coleta eficiente de cada sistema de drenagem dos aparelhos.

“Nosso intuito também é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do não desperdício da água, mostrar as formas corretas de utilizá-la, levar os alunos a entenderem que o equilíbrio do futuro em nosso planeta depende da preservação dos recursos naturais, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a escassez de água”, ressalta a professora.

Feiras
O projeto também foi finalista (1º lugar na modalidade Ensino Fundamental na categoria Ciências) na VII Mecti – Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação. O evento ocorreu em outubro de 2015, juntamente com a 2ª Feira Estadual da Educação Básica, e foi realizado pelo Governo do Estado, em parceria com as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Unemat, Sebrae e Senai.

Na Febrace, os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante a Mostra de Finalistas, junto aos melhores trabalhos selecionados em 125 mostras científicas de várias regiões do Brasil, e concorrerão a diversos prêmios, além de poder, inclusive, representar o Brasil na International Science & Engineering Fair 2016 (Intel ISEF), nos EUA.

“Nossa expectativa em participar desse evento é o melhor possível, pois vamos representar nosso estado, apresentando nosso projeto com os melhores trabalhos selecionados de várias regiões do país”, comenta Matheus. Já a estudante Mikaella ressalta que a equipe está se organizando e solicitando apoio no município, pois as despesas de transporte e hospedagem são por conta dos finalistas. “Não vamos desistir”, frisa.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Folha Max.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *