[ x ] Fechar

Procel – Guias técnicos de eficiência energética em edificações

  • 09 de setembro de 2011
  • Nenhum Comentário

O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) lançou um conjunto de guias técnicos que podem auxiliar arquitetos, engenheiros e instaladores de ar-condicionado acerca da importância do conceito de eficiência energética em edificações. Em resumo, os guias tratam do conforto acústico, da otimização do uso fontes de energia natural e da energia elétrica em sistemas de iluminação e climatização, tudo isso apontando para a melhoria do conforto ambiental em prédios e residências.
No total são sete guias contendo imagens, gráficos e uma linguagem simples e dinâmica. O Guia de Equipamentos Eletromecânicos, por exemplo, possui um capítulo dedicado exclusivamente aos aparelhos de ar condicionado. Vale a pena ler!

* Você pode fazer o download de cada guia clicando no título. Os arquivos estão em formato pdf.

Guia de Equipamentos Eletromecânicos ? este guia trata do consumo de energia elétrica em edificações a partir de equipamentos como o ar-condicionado (informação muito útil para instaladores). O capítulo três, ?Ar condicionado?, fala sobre o funcionamento básico dos aparelhos de ar condicionado, ciclo de refrigeração, eficiência energética, classificação e dimensionamento. O guia também traz informações sobre a importância dos serviços prediais, propostas que visam minimizar o consumo de energia, além de noções sobre a relação entre as variáveis que influenciam no conforto térmico. Abaixo, alguns exemplos de imagens que podem ser encontradas nesse guia.

Ciclo padrão de refrigeração a ar

Desníveis tolerados entre a evaporadora e a condensadora

Exemplo de instalação inadequada

Guia de Desempenho Térmico ? traz informações básicas para o início da abordagem bio-climática do projeto sujeito à climatização mista com opção prioritária pela não climatização, levando-se em conta as trocas térmicas entre o homem, a edificação e seu entorno. Alguns dos itens desse guia são:
– Cobertura e ventilação
– Ventilação e umidificação
– O homem, suas necessidades higdrotérmicas, a edificação.

Guia de Sustentabilidade ? aborda o conceito de sustentabilidade, como o consumo de eletricidade nos edifícios brasileiros, energia e sustentabilidade, ventilação natural, entre outros.

Guia de Ventilação Natural – fala de ventilação para resfriamento dos usuários, ventilação para manutenção da qualidade do ar nos ambientes, ventilação nos espaços interiores, componentes arquitetônicos e ventilação, propriedades do vento, entre outros.

Guia de Iluminação Natural e Artificial ? aborda conceitos de conforto luminoso, bem como a luz na arquitetura e as novas tendências tecnológicas, iluminação natural e artificial, consumo energético, etc.

Guia de Clima Urbano ? revestimento do solo, umidade, radiação, a urbanização e seus efeitos no clima da cidade, ilha de calor urbana

Guia de Acústica Arquitetônica – desenvolvimento sustentável e a questão do ruído, como atingir conforto acústico, legislação e normas técnicas, desempenho acústico dos edifícios.

Fonte: Abrava e Procel Info

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *